Assim sendo, se você quer saber mais sobre os melhores drones para topografia, continue lendo esse artigo para saber mais agora mesmo!


Para que servem os drones em topografia?
As câmeras que estão incorporadas em dispositivos de voo não tripulados, como drones, apresentam recursos avançados. Estas permitem capturar imagens ou vídeos com alta resolução, através dos quais é possível analisar o terreno com maior precisão.
Por exemplo, podem ser feitos mapeamentos fotográficos, medições de áreas, mesmo em 3D, que depois serão analisados com diversos programas de computador. Desta forma, é possível construir planos, escalas e analisar a superfície através de vistas aéreas mais completas.
Tal é o caso dos drones para cartografia, que lhe permitem obter imagens e dados com os quais se pode construir mapas de vários tipos.
6 melhores drones para topografia
DJI Phantom 4 RTK


O DJI Phantom 4 RTK (Real-Time Kinematic) é uma versão empresarial do popular pro consumidor DJI Phantom 4 Pro.
O Phantom 4 RTK adiciona um item na parte superior para caber um sistema de posicionamento cinemático em tempo real (RTK), que é combinado com seus outros sistemas de posicionamento GPS, GLONASS, Galileo e BeiDou para oferecer precisão.
Com o sistema RTK em seu lugar, o drone sabe onde está dentro de 1 cm + 1 ppm, em qualquer direção, tanto horizontalmente como verticalmente.
Outro diferencial do modelo RTK da DJI phantom 4 é o seu grande aplicativo que foi projetado exclusivamente para fotogrametria e planejamento de voo. Considerado um modelo completo e super simples é um drone super capaz que assim que o tira da caixa suporta qualquer fluxo de trabalho, desde inspeção, topografia e mapeamento.
Mavic Air 2


Uma vantagem bem interessante do Air 2 em relação ao Air 2s (que verá mais abaixo), é o fato da DJI ter liberado para este modelo o acesso a aplicativos de mapeamento e inspeção automatizada de outras empresas que não os da fabricante.
O DJI mavic air 2 tem mais de 3 anos desde que foi lançado porém, é um drone de qualidade e que pode e deve ser usado por profissionais que trabalham com mapeamento aéreo. Com uma câmera de 48MP, sensor de meia polegada e ainda faz vídeos e 4k, ele ainda consome menos bateria e por isso tem uma autonomia de voo maior que o modelo abaixo, mesmo que tenha a mesma bateria e a estrutura parecida.
Mavic Air 2s


Este drone é chamado pela fabricante apenas como DJI AIR 2S. Apesar de apresentar uma câmera de 20MP, isso não significa uma perda de qualidade na imagem em relação ao Air 2.
Isso porque vem equipado com um sensor maior (de 1”) em relação ao Air 2, o que gera uma maior captação de luz por pixel, diminuindo o ruído na imagem e aumentando sua qualidade, além de que sua câmera faz vídeos em 5,4K.
A transmissão de rádio também aumentou para 12 km, ou seja, o sinal está mais forte, o que torna o equipamento menos suscetível a interferências.
As atualizações na tecnologia deste equipamento em relação ao seu antecessor o tornam uma ótima opção, desde que o aparelho seja liberado para acessar aplicativos além dos que a fabricante disponibiliza.
Mavic 2 Pro
Por muito tempo foi o drone mais famoso e o campeao em vendas quando o assunto era mapeamento aereo. Assim como os outros da nossa lista, com 4 motores que ligam as se ligam as hélices, possui autonomia de aproximadamente 30 minutos de voo. É equipado com câmera de resolução de 20MP e detectores de obstáculos.
Possui ainda sensor CMOS de 1 polegada, tamanho que oferece um ótimo desempenho em ambientes pouco iluminados, com intervalo ISO amplo, de 3200 para 12800. Além disso, grava vídeos 4K HDR de 10 bits. Se quiser saber mais informações, veja nossa análise do DJI mavic 2 pro.
Assim como seu “primo” Phantom 4 Pro, está fora de linha, mas facilmente pode ser adquirido na Amazon ou na Aliexpress.
Delair UX11
O Delair UX11 é uma solução ideal para mapeamento de alta precisão e segurança em uma série de indústrias como topografia, construção, petróleo e gás, serviços públicos, mineração, agricultura e transporte.
Oferece recursos integrados para operações antes, durante e depois do voo, incluindo uma câmera com obturador global integrada, análises intuitivas e ferramentas de relatório de dados, capacidades cinemáticas pós-processadas (PPK) para resultados de alta qualidade, e conectividade sem fio de 2,4 GHz e celular 3G/4G.
SenseFly eBee X
O SenseFly eBee X é o avião de controle remoto de asa fixa para todas as suas necessidades de mapeamento.
Projetado para aumentar a qualidade, eficiência e segurança de suas atividades de mapeamento e coleta de dados, você tem uma câmera que se adapta a cada trabalho, precisão e cobertura para atender aos requisitos de cada projeto, e pode trabalhar virtualmente em todos os tipos de locais.
O eBee X permite que você trabalhe em praticamente todos os lugares, não importa o quão exigentes eles sejam, graças à sua tecnologia de pouso em declive, design ultra robusto, dados de tráfego aéreo ao vivo e muito mais.
Conclusão
Existem drones que sao fabricados para uso comercial e uso pessoal. Dentro dessas possibilidades temos subcategorias que podem ser divididas eternamente, desde drones para vídeos de vlog como pro youtube ou drones para crianças brincarem.
Dependendo do software e as características físicas do modelo, o drone pode ser usado para mapeamento aéreo ou não. Apresentamos neste artigo os melhores drones que apresentam os resultados suficientes para fazer um ótimo trabalho.