Espera-se que o mercado de drones cresça drasticamente nos próximos anos. Até 2024, estima-se que a indústria global de drones excederá US $43 bilhões, depois de já ter gerado US $14,1 bilhões em 2018. Mas como funciona um drone?
Para ajudar você a entender mais sobre como funciona um drone, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!


O que são drones?
Basicamente, drones são robôs.
Os drones são “aeronaves pilotadas remotamente”, ou seja, aeronaves que não carregam um piloto a bordo. Mas, são pilotadas por um computador de bordo ou por um piloto que o guia remotamente por um comando de rádio.
Poderíamos dizer, de modo geral, que eles são a evolução tecnológica das aeronaves de controle por rádio. Embora seja algo muito mais sofisticado.
Os drones são tecnologicamente avançados e podem ser usados por profissionais e em longas distâncias. Característica que já os distinguem das “velhas” aeronaves de controle de rádio.
Em princípio, eles são “objetos voadores” que podem voar em espaços abertos. Além de permitir que várias operações sejam realizadas, desde fotografias a transporte de objetos.
No entanto, o fato de serem pilotadas remotamente, não alivia as responsabilidades. As operações de voo devem cumprir as mesmas regras e procedimentos, assim como faz uma aeronave comum.
Geralmente, os drones voam sem complicações, já que sua estrutura é feita de materiais leves. A bateria tem uma grande importância, é ela que alimenta o motor dos drones e fornece a força necessária para ele voar.
Eles estão disponíveis em diferentes variantes e versões, cada uma delas adaptadas para um propósito específico. Em suma, os drones podem ser usados de diferentes maneiras. Eles têm diferentes aplicações, dependendo de sua operação e características.
Mas como funciona um drone?
A maioria dos drones são controlados por um controle, semelhante ao console de videogame. As configurações são feitas através de um aplicativo, instalado no smartphone, que deve ser acoplado ao controlador.
Antes de perder o sinal do controlador, os sistemas podem atingir uma distância de 100 metros a 30 km. A distância máxima de operação vai variar conforme o modelo.
Considerações semelhantes também podem ser feitas em termos de autonomia. Eles geralmente podem voar por alguns minutos (entre 10 e 15), já o tempo de voo de um drone profissional pode chegar a 50 minutos.
Drones funcionam principalmente em dois modos:
- Pilotado com um controle que permite guiar o drone em tempo real por um piloto
- Não tripulados, caso em que eles executam sua tarefa de forma autônoma (após programar o “computador de bordo” ou com controle remoto por software)
No primeiro caso, é o ARP — Aeronaves Remotamente Pilotadas —, o tipo mais comum de drone para uso pessoal e do consumidor.
Estes são sistemas equipados com um controle remoto, graças ao qual o drone é pilotado em tempo real. Esses drones permitem que você realize algumas atividades básicas, como filmar e fotografar.
Contudo, os drones exigem um certo nível de prática para ser usado da melhor maneira possível, já que, a princípio, pode ser difícil pilotá-los.
No segundo caso, por outro lado, estamos falando de um tipo conhecido como VANT — Veículo Aéreo Não Tripulado. Neste caso, estamos falando de sistemas controlados remotamente que realizaram várias operações de forma autônoma durante o voo.
E devem ser configurados antes do uso para que seja possível operar o drone conforme as necessidades específicas para as quais ele está “programado”.
Por exemplo, será possível ajustar a altura do voo, estabilizar o drone e escolher os diferentes ângulos antes do voo. Em seguida, usar as mesmas configurações e deixar o drone funcionando de forma autônoma.
Quais os tipos de drones?
1. Drones para o lazer


Os modelos de drones não comerciais são aqueles de “uso comum”, isto é, para o mercado consumidor. Geralmente estes são usados para tirar fotos, gravar vídeos, ou como entretenimento.
Costumam também ser usados em eventos, feiras e convenções. Alguns permitem que as pessoas tentem pilotar essas pequenas aeronaves. Enquanto outras fazem apresentações para entreter o público.
2. Drones profissionais


Já os drones profissionais possuem sistemas mais poderosos do que os drones de lazer. Como a própria classificação indica, são usados profissionalmente e/ou para fins comerciais.
Eles geralmente são maiores que os drones de lazer. Os recursos e funcionalidades tecnológicas mais avançados. Possuem mais autonomia, ou seja, permanecem no ar por mais tempo. Além claro, maior alcance, podendo chegar a 30 km.
Também podem transportar pacotes e objetos, às vezes de tamanho e peso consideráveis. Os drones profissionais, por exemplo, são adequados para filmagens profissionais, como filmes, jogos ou grandes eventos.
3. Drones com câmeras


Quer se trate de drones de lazer ou drones profissionais, o uso mais comum é a captura de fotografias e vídeos. É por isso que a maioria desses “objetos voadores” são drones com câmeras.
Existem drones com diferentes categorias de câmera e preços variados. Portanto, dependendo das suas necessidades, você deve considerar:
- O tipo de câmera: verifique a resolução de fotos e vídeos que ela pode produzir. Existem diversas configurações como VGA, HD, Full HD, 4K, etc.
- O tipo de estabilização da câmera: para amortecer as vibrações e manter a imagem imóvel você deve buscar uma câmera de qualidade. Os drones profissionais são geralmente equipados com um sistema avançado de estabilização.
Entre os drones de câmera mais avançados, estão os drones DJI. Por isso, se você está buscando um drone desse tipo, vale a pena investigar essa marca.
4. Mini drones


Não é nenhuma novidade que os drones de lazer dominam o mercado. Mas tudo mudou com a criação dos mini drones, sendo tanto ou mais bem-sucedidos.
Em suma, são pequenas aeronaves que pesam menos de 300 gr. Elas atendem às necessidades recreativas, ou até mesmo profissionais de fotos e vídeos.
Esses pequenos drones, ou melhor, mini drones, são aeronaves que geralmente cabem na palma da mão.
Alguns modelos de brinquedo não são muito duráveis. Não costumam amortecer a queda e tendem a quebrar, mas são, sem dúvida, ideais para aprender a pilotar um drone.
Muitos modelos são mini drones com câmera, projetados para aqueles que querem tirar fotos e vídeos de cima.
Na verdade, também existem mini drones profissionais. Como sempre, tudo depende das características técnicas e funcionalidades que os drones podem ter.
Como escolher um drone?
Já mencionado nos parágrafos anteriores, existem muitas diferenças entre drones. Não é suficiente distinguir entre drones de lazer e drones profissionais.
Para escolher um drone, você tem que levar em conta suas características técnicas e operacionais.
Para entender como escolher um drone, aqui estão alguns dos elementos que devem ser analisados:
Tamanho e peso
É claro, isso depende do uso que você pretende fazer. Mas é sempre bom começar com mini drones, além o custo baixo, você tem a oportunidade de se familiarizar com a aeronave.
Altitude máxima
Neste caso, deve ser dada atenção apenas às próprias necessidades. Se você precisa chegar em lugares distantes, não pode cometer o erro de ter um drone com 2 km de altitude máxima, por exemplo.
Autonomia (duração da bateria)
Uma das características mais importantes de um drone é autonomia. Em drones de lazer, as baterias duram entre 10 e 20 minutos.
Se você quiser mais autonomia, você tem dois caminhos.
Primeiro, ir para modelos de ponta, ou seja, os profissionais. Nesse caso você vai ter que estar disposto a fazer um investimento maior.
Segundo, comprar baterias extras que vão permitir que você voe por muito mais tempo. É claro que você vai precisar trazer o drone de volta quando cada bateria estiver chegando ao fim, mas poderá continuar pilotando por muito mais tempo.
Estabilização para drones com câmeras
Como vimos, os drones de câmera estão entre os mais procurados. Além da resolução de imagens, também é conveniente verificar o tipo de estabilização da câmera, tornando a imagem fotografada imóvel.
GPS
Drones equipados com GPS não só são capazes de verificar sua posição geográfica de forma autônoma, mas também podem te “seguir”.
Luzes LED
Os leds são colocados em drones usados para realizar acrobacias e shows de entretenimento. Eles tornam os drones mais visíveis para o público que acompanha os eventos.
Outros acessórios
Alguns drones podem ser equipados com acessórios “extras”. Vale a pena conferir a disponibilidade de cada modelo. Os drones DJI, por exemplo, possuem o combo fly more, que conta com baterias extras, entre outros itens.
Você quer saber quem inventou o drone? Clique e leia mais sobre o assunto!
O que faz o drone?
Eles não servem apenas para tirar fotos e gravar vídeos. As funcionalidades estão muito além disso.
Os drones se tornaram uma ferramenta extremamente útil para diversos setores. Atualmente eles são usados no controle de incêndios florestais, na agricultura e na construção civil.
Também costumam ser usados no controle e análise de tráfego nas grandes cidades, entre muitas outras tarefas.
Isso porque, os drones são muito econômicos. Praticamente não exigem insumos ou combustíveis para sua operação e, não colocam em risco a vida daqueles que os pilotam.
Mas, além disso, o drone em si, tem um valor pelo menos 60 vezes menor do que um helicóptero. Nesse sentido, a flexibilidade e a possibilidade de controlá-lo remotamente é a resposta apropriada a essa situação.
No entanto, nem todos os usos que podem ser dados a um drone têm a ver com operações perigosas ou industriais. Os modelos mais simples, comercializados para recreação e lazer, estão dominando o mercado.
No campo do vídeo e da fotografia, os drones começaram a ter câmeras profissionais. Poder tirar fotografias aéreas de casamentos e outros eventos, se tornou realidade.
Um bom exemplo é a Copa do Mundo de 2014, com sede no Brasil, onde os drones foram usados tanto para a televisão quanto para a identificação de problemas.
Conclusão
De fato, uma das tecnologias que mais se destaca e atrai a atenção de todos nos últimos anos são os drones. Eles são pequenos dispositivos voadores não tripulados controlados remotamente.
Obviamente, uma pessoa se surpreende ao levantar a cabeça e ver um drone sobrevoando a cidade. Atualmente é possível fazer desde entregas, até realizar tarefas de vigilância.
Parece um episódio de uma série de ficção científica, mas não é. É realidade.
Desenvolvidos e colocados em serviço há alguns anos, os drones podem ser usados em inúmeras tarefas.
Se você deseja saber mais sobre os usos dos drones e como eles funcionam, não deixe de conferir os demais artigos do blog!