Análise: DJI Mavic 2 Pro vale a pena?

Sumário

A DJI é uma marca incrível! Todos nós sabemos disso, certo? E qual é a parte mais importante ao analisar se um drone vale a pena? As configurações, bem como as necessidades do usuário!
 
Então, você deve ter em mente quais são as suas necessidades e aprender a analisar cada detalhe. As configurações devem condizer com o que você precisa. Dessa forma, você não vai faz um investimento alto em um drone que não vai usar. Assim como, não vai comprar um drone barato que não atenda a sua demanda.
 
Além disso, para cada setor e profissional, existe uma categoria de drone que se encaixa nas exigências. Mas  será que o DJI Mavic 2 Pro vale a pena? Como se certificar se ele é a melhor opção para você? 
 
Neste post, falarei sobre cada detalhe das configurações, modos de voo, prós e contra. Se você quer saber se o Mavic 2 Pro é uma boa escolha, continue a leitura. 
Visão da parte de baixo de um drone DJI Mavic 2 Pro voando no céu azul claro

Sobre a família Mavic

A melhor marca de drone do mundo é a DJI. Ela evolui muito os drones para quem não precisa de uma aeronave tão robusta e grande, como a série Phantom, por exemplo.
 
Nesse processo de evolução a marca lançou a família Mavic, perfeita para uso recreativo. Mas, também, é para profissionais que desejam unir qualidade e praticidade.
 
Os drones Mavic são dobráveis e bem menores, facilitando o transporte. 
 
Da mesma forma, o DJI Mavic 2 Pro é um modelo top de linha que tem o maior sensor de imagem. O que impressiona em um modelo pequeno como esse.
 
A qualidade de imagem, seja em fotos ou vídeos, está muito à frente de outros drones, como no caso do seu irmão, o Mavic 2 zoom.
 
No entanto, este modelo é um pouco mais caro. De qualquer forma, acreditamos que vale muito a pena investir em um drone como esse. A qualidade de imagem e vídeo não vão decepcionar. 
 
Dito isso, para nossa equipe não existe dúvida, o Mavic 2 Pro é o melhor drone para admiradores da tecnologia.
 
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre um dos melhores drones do ano, continue a leitura.

DJI Mavic 2 Pro: O melhor drone dobrável

Seguindo o mesmo design do drone DJI Mavic 2 Pro, essa segunda versão é um pouco maior. Pesa 173 gramas a mais que sua versão anterior, o que totaliza 907 gramas.
 
As medidas do drone dobrado são 8,382 x 9,144 x 21,336 centímetros. Já com os braços abertos 8,3 x 24,13 x 32,258 centímetros. 
 
Devido às dimensões, peso e pares de hélices, esse drone da DJI precisa de registro junto à Anac. Se você não quer ter nenhum trabalho em registrar um drone, sugiro ler o artigo melhores mini drones.
 
Apesar de ser um pouco maior que o Mavic 2 Pro, ele basicamente tem o mesmo peso do Mavic 2 Zoom. No quesito portabilidade o DJI Mavic 2 Pro ganha pontos e, além disso, tem uma qualidade incrível. 
 
Pode não fazer diferença, mas para quem precisa carregar o drone por muito tempo, o Mavic 2 Pro tem a vantagem de ser pequeno. Ele ocupa mais o menos o mesmo espaço da lente zoom 70 – 200 mm f / 2,8.
A DJI separou a linha Mavic em três modelos para seus clientes:
  • Mavic Air
  • Mavic PRO
  • Mavic 2 ZOOM: assim como o nome sugere, o modelo tem zoom óptico 2x. Seu um sensor de imagem é de 1/ 2,3 polegadas e conta com câmera de 12MP.
O modelo Mavic 2 Pro não possui lente de zoom ótico. Mas ele conta com um sensor de 1 polegada permitindo maior resolução e qualidade de vídeo. O Mavic 2 Pro apresenta fotos de 20MP e gravação de vídeos em 4K HDR.
 
Segundo a DJI o tempo de voo do Mavic 2 Pro é de 31 minutos com a carga completa.
 
O problema é que esse tempo estimado é baseado no Mavic 2 Pro pairando no mesmo lugar. Então fica claro que na vida real o tempo com a carga completa poderá descer para até 27 minutos, dependendo da utilização.
 

Controlador DJI Mavic 2 Pro

O controlador é parecido com todos os modelos Mavic. No entanto, possui cabo curto que poderá ser substituído para conectar seu smartphone. É bem simples de encaixar! Com apenas dois clipes o smartphone pode ser acoplado ao controlador.
 
Os cabos são incluídos no formato Lightning, micro USB e USB 3.0 tipo C.
 
No controlador é possível observar os dados de telemetria e também o estado da bateria. Além claro, de várias outras informações.
 
Para pilotar o Mavic 2 Pro, não é necessário ter o smartphone conectado. De qualquer forma, não recomendamos voar para longe sem o telefone acoplado, já que não será possível ter a visão da câmera sem ele.
 
Para ativar o drone DJI Mavic 2 Pro será necessário um dispositivo iOS ou Android, e também fazer o download do app DJI Go 4.
 
Controlar um drone pode ser assustador para iniciantes. Mas não se preocupe, o Mavic 2 Pro veio simplificado. Na manete esquerda você pode inclinar a câmera para baixo e para cima. Enquanto a manete direita é possível moderar a exposição, escurecendo ou iluminando. 
 
Tem botões para tirar foto ou gravar vídeos. Botões específicos para alterar os modos de voo. Botão para ativar o ”return-to-home”. Um botão de segurança para congelar o drone DJI, interrompendo assim qualquer hipótese de acidente. Por último dois botões de controle programáveis.
 
São funções fantásticas em um controle remoto simplificado
 

Modos de voo

Se você está disposto a fazer o investimento em um drone, com o Mavic 2 Pro você não precisa ter medo de obstáculos ou acidentes. Isso porque ele conta com sensores em todas as direções que formam um sistema de prevenção de acidentes eficiente.
 
A maioria dos modos de voo contam com sensores para frente, para trás, além de para cima e para baixo, e ficam ativos 100% do tempo. Assim, se um objeto for identificado pelos sensores, o drone Mavic 2 Pro irá congelar.
 
Ativando o modo de voo Active Track 2.0, o Mavic 2 Pro mapeia o ambiente através da câmera principal e dos sensores de visão dupla.
 
Para obter as melhores fotos com o Mavic 2 Pro, é possível acionar uma configuração de baixa velocidade. Ela permite que o piloto mova o drone muito lentamente no modo tripé.
 
Agora, se seu objetivo é ir rápido com o Mavic 2 Pro, ou até disputar uma corrida, ative o modo esporte de alta velocidade. Ele permite passar de 52 km/h para a velocidade de 72 km/h.
ATENÇÃO! Quando esse modo do seu Mavic estiver ativado, todos os sensores de obstáculos são desativados. Tenha muito cuidado com as manobras que você pretende fazer.
A memória do Mavic 2 Pro é de apenas 8 GB e vem com um slot para cartão micro SD. A DJI começou a adicionar slots de cartão de memória para aumentar o armazenamento interno no Mavic Air. 
 
O Mavic 2 Pro grava imagens em 4K HDR a 100 Mbps. Ou seja, consegue armazenar cerca de 15 minutos de imagens no total. Portanto, indico comprar cartões de memória. Dessa forma, a tranquilidade durante o voo é garantida.
 
Avaliação
5/5

É o melhor drone pequeno do mercado. O DJI Mavic 2 Pro tem qualidade superior de imagem e vídeo, prevenção de obstáculos e excelente duração da bateria.

Prós

Contra

Aplicativo e recursos DJI Go 4

Interface do aplicativo DJI Go 4 mostrando a imagem de uma montanha
Assim como acontece com todo drone DJI, o Mavic 2 Pro também funciona por aplicativo. O DJI GO 4 está disponível para download gratuito em dispositivos Android e IOS. 
 
Com esse aplicativo é possível acessar uma variedade de funções para melhorar sua experiência. Mas, sem dúvida, o mais importante é te dar todo o controle sobre a câmera. 
 
Ele conta com um mapa do mundo que mostra exatamente a posição do Mavic 2 Pro em relação ao piloto.
 
No aplicativo você poderá acessar as fotos automaticamente. Mas também entrar em modo de captura especial, como o hyperlapse, que grava seus vídeos com visão ”acelerada do mundo”.
 
Existem diversos outros modos e opções de voo além do hyperlapse. O Asteroid, por exemplo, mistura imagens panorâmicas com gravação de vídeo. Ele transforma a imagem de uma área em uma projeção incrível chamada little planet, como mostra a foto abaixo. 
Imagem de um little planet que é um modo de fotografia especial tirada por um drone
Little planet
O DJI Mavic 2 Pro também conta com o modo Tap Fly, que permite que você possa voar tocando na tela de seu smartphone. O Active Track que já foi falado anteriormente e outro modo chamado APAS. 
 
O advanced pilot awareness system diminui um pouco a velocidade. De contrapartida, permite voar ao redor de quaisquer obstáculos que encontrar automaticamente.
 
No aplicativo você também encontrará alguns recursos de segurança. Não estou falando da segurança do Mavic 2 pro, e sim, da sua segurança. 
 
Esse recurso funciona com o GPS da aeronave. Ele reforça as zonas de exclusão aérea, como aeroportos ou sedes do governo, evitando assim ter qualquer problema. 
 
Caso você tenha licença para voar perto de aeroportos, use o próprio aplicativo para ter autorização de voar ali. Não é necessário falar diretamente com a torre de controle.

Vídeo e imagens Mavic 2 Pro

Foto tirada com DJI Mavic 2 Pro
Foto tirada com DJI Mavic 2 Pro
Anterior
Próximo
Ele é um drone compacto, que capta imagens de alta qualidade e oferece ótimas filmagens. 
 
Para obter configurações mais avançadas, o DJI Inspire 2 é um drone com a possibilidade de trocar as lentes. Esteja ciente que o investimento é alto!
 
As filmagens do Mavic 2 Pro são mais nítidas que qualquer drone que grava em HDR, graças ao tamanho do sensor. 
 
A maioria dos modelos traz um sensor parecido com os smartphones. O Mavic 2 Pro conta com um sensor CMOS de 1 polegada, sendo 4 vezes maior que o Mavic 2 Zoom ou o Mavic Air.
 
O sensor CMOS é o mesmo de modelos como o DJI Phantom 4 Pro, ou o DJI Phantom 4 Advanced. Mas existe uma pequena diferença na imagem.
 
O Phantom conta com 4K DCI (4096 x 2160 pixels), enquanto o Mavic 2 Pro conta com 4K UHD (3840 x 2160). Isso se deve ao quadro ser um pouco mais estreito na lateral. 
 
Em contrapartida, o Mavic 2 Pro tem as últimas tecnologias da DJI. Se o 4K UHD não for um problema, ficará impressionado com o modelo.
 
A câmera do Mavic 2 Pro foram fabricadas na Suécia. A DJI utilizou da tecnologia da Hasselblad. O que possibilitou gravar imagens prontas para edição com um perfil de cor padrão. 
 
Mas é possível optar por um perfil Dlog-M de 10 bits. Tem baixo contraste em fotos planas para corrigir as cores, e dá uma aparência mais artística em seus vídeos. 
 
Recomendamos as filmagens em Dlog-M apenas para profissionais de vídeos experientes. Será necessário ter habilidade, experiência de edição, e conhecimento em softwares.
 
Ele tem o perfil Hybrid Log Gamma, que suporta vídeos em HDR. As imagens do Mavic 2 Pro são 4K UHD, a 100 mbps, com opções de compactação em H.264 ou H.265.

Lentes

A lente tem uma abertura variável sendo configurada de f/2,8 a f/11, e o sensor pode variar de ISO 100 a ISO 6400 para vídeos. 
 
As taxas de quadro podem variar, no 4K você obtém 24,25 e 30 fps, e se diminuir a resolução para 2.7K se expande para 48,50 e 60 fps.
 
Infelizmente o aplicativo DJI Go 4 não faz um bom trabalho. Ele não identifica os dois ângulos de visão possíveis ao fotografar em 4K. 
 
É claro que a identificação no aplicativo é importante. Mas, de fato, o que realmente importa é que a faixa de cobertura para vídeos em 4K do Mavic 2 Pro é semelhante ao Mavic 2 Zoom.
 
A configuração FOV, padrão, é uma visão grande angular, com cerca de 28 mm em quadro completo. Podendo mudar para a configuração HQ estreitando o ângulo da câmera para 40 mm. 
 
Não é o mesmo alcance da câmera do Mavic 2 Zoom (24 – 48 mm), mas é perto o suficiente.
 
É um preço justo a se pagar por um vídeo melhor de forma geral, apesar de não contar com o zoom óptico.
 
Com o avanço da tecnologia vemos os drones ganhando espaço com excelentes fotos. Agora, com o Mavic 2 Pro e seu sensor de 1 polegada, você pode esperar resultados bem melhores. 
 
Falando sobre imagem, o Mavic 2 Pro tira imagens no formato JPG ou RAW.

O Melhor Drone Pequeno

Drone DJI Mavic 2 Pro voando com um vulcão ao fundo
Existe algum drone dobrável mais completo que o DJI Mavic 2 Pro? Na minha opinião, a resposta é não! (até o lançamento do DJI Mavic 3)
 
Por ser dobrável, ele é compacto o suficiente para ocupar um pequeno espaço dentro de uma mochila. Isso sem perder qualidade em relação aos drones maiores. 
 
O drone Mavic 2 Pro é mais que suficiente para qualquer projeto que possa ser visto no computador ou na televisão. Isso porque o formato 4K UHD é o mesmo usado na gravação de programas e filmes.
 
Unindo a qualidade do vídeo, a capacidade de gravar em dois ângulos de visão. Assim como, as excelentes imagens estáticas e a incrível estabilização fornecida pelo gimbal. O Mavic 2 Pro, se torna um drone fácil de amar. 
 
Sim, é um investimento alto! Mas o Mavic 2 Pro é o melhor drone dobrável que nós, do Eagle Drone Pro, já tivemos a oportunidade de voar. Não temos dúvidas de que você vai ter uma experiência única!
 
Se você não pretende fazer um investimento alto, você pode optar pelo Mini 2. Tanto o drone, quanto o preço, cabem em quase todos os bolsos.

Aumentando a emoção com os óculos FPV

Um óculos DJI FPV com um fundo cor cinza escuro
Os óculos FPV se tornaram muito populares. Eles oferecem uma experiência imersiva de voo única para os pilotos. 
 
O sucesso se dá devido à sensação de ser um piloto de avião. Permitindo que o usuário viva a emoção de não só pilotar o drone, como também de estar a bordo do Mavic 2 Pro.
 
Se você deseja aumentar a emoção enquanto pilota um drone, saiba que o preço deste acessório pode variar de 400 a 5 mil reais. O investimento vai variar dependendo da configuração de cada modelo de óculos FPV.
 
Deixei aqui abaixo as 3 melhores ofertas da Amazon para facilitar sua nova aquisição.
Compartilhe nas redes sociais

Posts recentes

Logo do site Eagle Drone pro na cor branca