DJI Mavic 3 é o melhor drone já fabricado?

Sumário

A DJI não para. Depois de lançar o Mavic Mini, DJI Mini 2, e o Mavic 2 Pro, a empresa acaba de anunciar o lançamento de seu novo carro-chefe, o DJI Mavic 3.

O dispositivo foi totalmente redesenhado, melhorado com uma câmera Hasselblad e agora tem zoom híbrido de até 28 vezes.

Assim sendo, se você deseja saber mais sobre esse drone que acabou de ser lançado, convido você a acompanhar esse artigo junto a gente!

DJI mavic 3 cine de frente e em detalhes com efeitos vermelhos e azuis ao redor do drone

O mesmo design, porém otimizado

O DJI Mavic 3 segue os mesmos princípios de design dos drones Mavic anteriores. Isso significa que os braços da hélice se dobram para dentro para tornar o drone muito menor e adequado para a mochila quando não estiver em uso.

O DJI Mavic 3 tem uma camada de tinta mais escura do que seus antecessores, mas mantém a aparência distinta e icônica além da qualidade de construção do Mavic.

As dimensões dobradas do Mavic 3 são de 212 × 96,3 × 90,3 mm, enquanto seu tamanho implantado é de 347,5 × 283 × 107,7 mm. Isso o torna semelhante ao Mavic 2 Pro quando dobrado.

Da mesma forma, a versão padrão do Mavic 3 pesa 895 gramas, enquanto a versão Mavic 3 cine pesa cerca de 899 gramas, portanto, não há diferenças notáveis do lado de fora.

De acordo com o fabricante, o DJI Mavic 3 tem um design otimizado de câmera e hélice, o que reduz a resistência ao vento e por isso, leva a uma melhoria de 35% de energia em relação à geração anterior.

Além disso, o mesmo controle que está incluído no DJI Mavic Air 2 e DJI Air 2S acompanha o novo modelo, por isso não vale a pena entrar em detalhes. O que podemos mencionar é que o controle DJI RC Pro – com tela – é enviado exclusivamente com a versão DJI Mavic 3 cine.

O que o drone DJI Mavic 3 tem de novo?

Dois DJI mavic 3 ao lado um do outro, um normal e outro cine dobrados

O novo modelo melhora seu antecessor em todas as seções, começando com a autonomia. Ou seja, graças às baterias melhoradas e seu design otimizado, o tempo máximo de voo (sem vento)  é de 46 minutos além de um tempo máximo de voo estacionário (com vento) de 40 minutos. Isso adiciona mais de 10 minutos ao que o Mavic 2 Pro pode oferecer.

Velocidade:

A série Mavic 3 tem uma velocidade máxima de subida de 6 m / s (modo P) ou 8 m / s (modo de alto desempenho “S”). Além disso, perto do nível do mar, sem vento, este drone pode atingir uma velocidade máxima de voo realmente impressionante de 21 m/s. Em outras palavras o drone chega a 75,6 km/h. 

Fotografia:

Em um drone, a seção de fotografia e vídeo são tão importantes quanto os recursos de voo. Por isso a DJI a melhorou para a ocasião com um conjunto de câmeras Hasselblad L2D-20C que inclui um sensor duplo, uma lente grande angular principal e uma lente teleobjetiva.

Este conjunto de câmeras, expressamente indicado para fotografia aérea, pode capturar imagens estáticas de 20 megapixels. Além de oferecer várias resoluções de gravação de vídeo e taxas de quadros, incluindo vídeo 5.1K de até 50 quadros por segundo e vídeo com resolução 4K de até 120 quadros por segundo.

Fantástico, acima de tudo considerando que é um drone que pode ser dobrado para facilitar o transporte.

Tecnologia:

Além disso, vale a pena destacar a tecnologia ActiveTrack 5.0 da DJI para aumentar os recursos de rastreamento, usando sinais GPS, satélites GLONASS e BeiDou para melhorar o desempenho.

Equipado com sensores de obstáculos omnidirecionais de 200 metros de alcance, juntamente com o APAS 5.0, o Mavic 3 é capaz de uma navegação mais segura através de obstáculos ambientais.

O DJI Mavic 3 usa um sistema AirSense para notificar o usuário sobre o tráfego aéreo, como helicópteros e aviões. Em outras palavras o drone da DJI é capaz de evitar várias situações de possíveis acidentes com sua tecnologia de ponta e como resultado se torna muito mais seguro.

Talvez você queira ler também: DJI Mini 3 Pro

DJI Mavic 3: Uma qualidade de imagem que não deixará ninguém indiferente

câmera do drone DJI mavic 3 em detalhes

A DJI incluiu um sensor CMOS de quatro terços de 20 megapixels, o maior sensor disponível na linha Mavic (em termos de megapixels). Ou seja, o Mavic 3 é capaz de capturar imagens e vídeos de 20 megapixels a 5,1K a 50 quadros por segundo, bem como 4K a 120 fps.

No entanto, o tamanho do sensor não é tudo e a DJI sabe disso, por esse motivo, o Mavic 3 também tem duas lentes diferentes. O sensor principal é uma lente de 24 mm assinada pela Hasselblad. Este tem uma abertura ajustável que varia de f/2.8 a f/11.

A segunda é uma lente teleobjetiva de 162 mm com um zoom híbrido óptico-digital de 28x. Ele grava em um sensor CMOS de 1/2 polegada e 12MP ou seja, a qualidade é bem parecida com um smartphone top de linha.

O zoom digital certamente é uma vantagem porém não possui controles manuais (tendo uma abertura fixa de f/4.4) e não pode filmar em RAW. Portanto seu uso é mais limitado do que a câmera principal.

Com tudo isso em mente, a qualidade da imagem produzida por este drone não é a única coisa impressionante, sua tecnologia auxiliar também merece elogios.

Para ajudar a acelerar o foco automático do Mavic 3, a DJI introduziu o que chama de foco automático de detecção de visão.

Este sistema aproveita os múltiplos sensores de visão e colisão do DJI Mavic 3 para acelerar o foco. É difícil dizer exatamente o quanto isso contribui, mas o foco é muito rápido e borrões raramente são vistos.

Como o Mavic 3 se comporta no ar?

DJI mavic 3 cinza voando em um campo de trigo com o céu azul

No ar, o DJI Mavic 3 responde muito bem e pode voar a velocidades de até 75 km no modo esportivo. Mas se você está procurando uma velocidade mais controlável, o modo normal é o mais recomendado devido à sensibilidade de controle reduzida, o que ajuda a obter mais imagens de vídeo cinematográficas.

Em termos de recursos de segurança, o Mavic 3 suporta GPS, GLONASS e BeiDou, além de usar um novo algoritmo de posicionamento projetado para melhorar a precisão do voo estacionário.

O DJI Mavic 3 também usa vários sensores de visão para detectar obstáculos em todas as direções e evitá-los com o avançado sistema de assistência ao piloto. O APAS 5.0 combina seis sensores olho de peixe e dois sensores de grande angular.

Quando ativado, podemos configurar o drone para voar de forma autônoma em torno dos obstáculos. Isso funciona bem em situações normais, mas em ambientes arborizados complexos pode fazer com que o drone retorne de forma irregular, por isso não é perfeito.

Um recurso que não estava presente no lançamento, mas que também merece atenção, é o rastreamento de objetos em modos de voo automatizados. Com esse recurso, o drone se move com o objeto em vez de apenas segui-lo com a câmera.

Vale a pena mencionar que ele tem um alcance operacional de até 15 quilômetros e suporta transmissão de vídeo em tempo real a 1080p/60fps; embora, é claro, isso funcione quando não há obstáculos ou interferências significativas.

Finalmente, sua bateria de 5.000mAh promete uma autonomia de 46 minutos. Porém, na prática, podemos esperar um pouco mais de 30 minutos no modo normal e capturando vídeos 4K.

As três versões do DJI Mavic 3

O DJI Mavic 3 pode ser comprado em três versões e cada uma delas terá não apenas um preço diferente, mas também recursos que serão adaptados às necessidades de cada tipo de usuário. Portanto, não se surpreenda com os preços finais.

DJI mavic 3 standard parado em um fundo cinza escuro

·      DJI Mavic 3 standard

É a versão mais básica e custa em torno de 18 mil reais. Inclui drone, além de controle remoto, bateria, carregador, cabos, hélices sobressalentes, estojo de transporte e outros itens essenciais.

DJI mavic 3 aberto ao lado de uma mala do kit fly com um fundo branco

·      DJI Mavic 3 Fly More Combo

Esta outra versão do Mavic 3 que custa em torno de 20 mil reais é o clássico fly more combo, que adiciona duas baterias extras e um centro de carregamento de bateria para poder carregar as 3 ao mesmo tempo. Então, como o nome sugere, você poderá voar por mais tempo.

DJI mavic 3 cine em imagem computadorizada em uma rocha e o céu simulando o espaço

·     DJI Mavic 3 Cine

À venda por 53 mil reais, a primeira razão que justifica o aumento de preço do Dji Mavic 3 cine é sua capacidade de armazenamento interno que vai para SSD de 1TB. Além disso, há a possibilidade de gravar vídeo no Apple ProRes 422 HQ. Assim, juntamente com três baterias e um pacote de filtros ND (densidade neutra), você pode obter imagens melhores para aqueles que usam o drone como uma ferramenta criativa durante suas filmagens.

Conclusão

Não há necessidade de dizer muito mais sobre a DJI e seus drones, a marca provou ano após ano ser a líder no setor. Suas propostas não apenas melhoram a cada geração em termos de voo e captura de imagem, mas também em segurança e facilidade de uso.

Você tem que ser claro sobre o uso que você vai dar ao seu drone. O Drone Mavic 3 é uma versão muito mais séria para usuários exigentes com necessidades avançadas. Portanto, não é um brinquedo ou drone para iniciantes.

Por isso, tenha isso em mente. O Mavic 3 é, certamente, um dos melhores drones DJI.

Logo do site Eagle Drone pro na cor branca