DJI Mini 3 Pro vs DJI Mini 2

Sumário

DJI Mini 3 Pro vs DJI Mini 2 – ambos são próximos em questão de tamanho, ambos têm câmeras 4K e, fundamentalmente, têm o mesmo peso. Para os olhos não treinados, na verdade, esses drones DJI podem parecer quase iguais, mas, nada poderia estar mais longe da verdade.

DJI Mini 3 por cima do DJI Mini 2 com fundo branco

O DJI Mini 3 Pro é, como o nome indica, uma versão mais recente e também com recursos mais poderosos. Estes incluem um sensor de imagem maior e a tão esperada chegada da detecção de colisão, bem como uma série de outros extras mais evidentes no software.

O novo Mini 3 Pro, não é uma mera atualização, mas evidentemente inaugura uma nova linha para DJI, algo explicitamente deixado claro no diferencial de preços entre o Mini 2 e o DJI Mini 3 Pro, os dois melhores mini drones.

Isso levanta a questão: os recursos extras valem o dinheiro? Vamos defini-los e ajudá-lo a decidir.

DJI Mini 3 Pro vs DJI Mini 2: Design

Dois drones segurados por duas mãos distintas. Mão do lado esquerdo segurando o DJI Mini 3 e a mão do lado direito segurando o DJI Mini 2.
 

DJI Mini 3 Pro

DJI Mini 2

Peso de decolagem

249g

249g

Tamanho

171 x 245 x 62mm

159 x 203 x 56mm

Tamanho dobrado

145 x 90 x 62mm

138 x 81 x 58mm

Extensão diagonal

247mm

213mm

Sensores de colisão

Frente / Atrás / Para Baixo

Não possui

Superficialmente, os dois drones são semelhantes – mas apenas tanto quanto uma câmera compacta se parece com outra. 

Desde o seu lançamento, o DJI Mini 2 doou seus componentes de fuselagem para o Mini SE, mas o DJI Mini 3 Pro tem uma nova fuselagem para acomodar alguns componentes extras significativos, principalmente os sensores de colisão.

O quadro do Mini 3 é um pouco maior, mas não significativamente. Ambos se dobram em uma case de tamanho semelhante e, é claro, o peso é o mesmo. 

Ambos podem carregar facilmente uma bateria através da porta USB-C integrada. O que significa que você não precisa de mais do que o drone, o controlador e o cabo USB-C – isso é útil para portabilidade.

DJI Mini 3 Pro vs DJI Mini 2: Fotografia

Foto aproximada do DJI Mini 3 Pro
 

DJI Mini 3 Pro

DJI Mini 2

Velocidade Horizontal

16 m/s

16 m/s

Velocidade de Ascensão

5 m/s

5 m/s

Velocidade de descida

5 m/s

3,5 m/s

Máxima resistência ao vento

10,7 m/s

10,5 m/s

Em voo, ambos os drones têm capacidade de desempenho quase idêntica – velocidade máxima de subida de 5 m/s e velocidade de deslocamento de 16 m/s (36 mph). 

No papel, pelo menos, o DJI Mini 3 Pro tem uma pequena vantagem quando se trata de descida – ele pode perder altitude sob controle a 5m/s, enquanto o DJI Mini 2 não pode superar 3,5 m/s. 

No modo “Normal”, as taxas são as mesmas – essa diferença só aparece no modo “Esporte”, mas fala de uma melhoria subjacente na estabilidade.

Na prática, o DJI Mini 3 Pro nos deixou confiantes nos controles, com a única pequena preocupação sendo persuadir o drone a subir rapidamente, bem como viajar para a frente. 

O DJI Mini 2, no entanto, também é um drone que não oferece preocupações em voo. Em ambos os casos, voar rápido no modo Esporte é emocionante e é possível se divertir sem estar à mercê de cada pequena rajada.

Nenhum dos dois lidará com ventos fortes, mas a DJI reivindica uma melhoria insignificante para o DJI Mini 3; resistência à velocidade do vento de 10,7 m/s em vez de 10,5 m/s para o Mini 2.

DJI Mini 3 Pro vs DJI Mini 2: Duração da bateria

Bateria comum e flight plus do DJI Mini 3 Pro do lado esquerdo e bateria do DJI Mini 2 direito
 

DJI Mini 3 Pro

Flight Plus

DJI Mini 2

Duração da Bateria Máxima Teórica

34 min

47 min

31 min

Duração da bateria no Hover

30 min

40 min

Aprox. 28min

Velocidade de descida

2453

mAh

3850

mAh

2250

mAh

Peso da bateria

80,5g

121g

86,2g

Como os drones são mais eficientes quando viajam para frente, o tempo máximo teórico de voo raramente é uma medida do tempo real que você terá no ar. 

Contudo, vale a pena lembrar que tanto o DJI Mini 3 Pro quanto o Mini 2 estão inclinados a alertar o piloto para retornar à base com cerca de 20% de bateria restante.

Talvez seja por causa disso, e do objetivo de alcançar profissionais, que o Mini 3 Pro será oferecido com uma bateria mais duradoura (mas mais pesada) em alguns mercados.

A DJI confirmou que não incluirá territórios da EASA porque as regras não são baseadas no peso real da decolagem, mas no escrito no manual, portanto, ao circular um manual nos países que mencionam a Intelligent Flight Battery Plus, o Mini 3 seria movido da categoria C0 para C1, algo que eles não querem para a linha “Mini”.

DJI Mini 3 Pro vs DJI Mini 2: Câmera

DJI Mini 3 Pro dobrado em cima de uma mesa
 

DJI Mini 3 Pro

DJI Mini 2

Eixo

3 (pitch, roll, yaw)

3 (pitch, roll, yaw)

Roll

-135 ̊ a 45 ̊

-35 ̊ a 35 ̊

Inclinação

-135 ̊ a 80 ̊

-110 ̊ a 35 ̊

Velocidade de inclinação

100 ̊/s

100 ̊/s

Em ambos os drones, a câmera é montada em um cardan mecânico de 3 eixos que estabiliza a imagem, mas mesmo com um olhar rápido, eles não são criados iguais.

Devemos dispensar o óbvio primeiro. A opção Roll no Mini 3 Pro parece extremamente desigual devido ao truque extra que ele pode conseguir – girar a unidade da câmera em 90 ̊ para tirar retratos. 

Em termos normais de estabilização, ele pode inclinar 45 ̊ em cada sentido, ainda batendo confortavelmente o Mini 2.

Ainda assim, a engenharia para dar ao Mini 3 Pro essa opção de retrato também fez um cardan maior com uma grande variedade de movimentos, sendo útil mesmo que você nunca gire a lente uma vez.

 Também é possível inclinar a lente para cima 60 ̊ em comparação com o limite de 20 ̊ do Mini 2.

Seja como for que você olhe para ele, o cardan do Mini 3 Pro é melhor, mas se você não estiver animado com a filmagem no modo retrato – a menos que você voe de forma extremamente agressiva, fazendo curvas acentuadas – raramente encontrará um momento em que o sistema do Mini 2 não possa manter sua câmera imóvel e nivelada.

DJI Mini 3 Pro vs DJI Mini 2: Controlador e alcance

DJI Mini 3 voando no mar de sal do deserto do Atacama
 

DJI Mini 3 Pro

DJI Mini 2

Tecnologia

DJI O3

DJI O2

Alcance

12 km

10 km

Qualidade de visualização ao vivo

1080p/

30fps

720p/

30fps

A experiência de controle no Mini 2 e no Mini 3 Pro pode ser essencialmente idêntica se você escolher o controle remoto padrão – o DJI-N1 – que exige que você conecte seu telefone à parte superior para atuar como uma tela de visualização ao vivo. 

Isso porque é o mesmo controlador, embora a tecnologia de vídeo no Mini 2 não seja tão boa, fornecendo um fluxo de vídeo de resolução mais baixa e com um pouco menos de energia.

Os clientes do Mini 3 Pro, no entanto, podem optar pelo novo controlador DJI RC, com tela integrada, lançado junto com o drone. Ele tem uma tela de 700 nits (boa, mas, na verdade, abaixo das 800 lêndeas do iPhone 13).

A verdadeira vantagem, no entanto, é a conveniência de nunca ter que conectar um telefone e se preocupar com interrupções enquanto você está voando, sem mencionar que, tem apenas 5g a mais do que um controle remoto padrão sem telefone, é muito mais leve na mão. 

Mais uma vez, este título equivale a uma escolha de luxo; o Mini 3 Pro oferece um controlador mais agradável por ainda mais dinheiro, ou essencialmente o mesmo soberbamente trabalhado para aqueles que se conectam a um telefone. 

A intensidade do sinal é um pouco melhor no Mini 3, com suas 4 antenas, embora ambas operem muito além do alcance da visão sem quedas. 

Mesmo que você use seu telefone com o Mini 3, o vídeo de visualização ao vivo ficará melhor devido à resolução, mas o 720P ainda é perfeitamente adequado para a tarefa.

DJI Mini 3 Pro vs DJI Mini 2: Fotos estáticas​

Imagem tirada pelo DJI Mini 3 Pro de uma cidade com um grande rio passando.
 

DJI Mini 3 Pro

DJI Mini 2

Resolução

48 MP

12 MP

Tamanho do sensor

1 / 1,3 (0,769) polegadas

1 / 2,3 (0,435) polegadas

Faixa ISO

100-6400

100-3200

Campo de visão (FOV)

82,1 ̊

83 ̊

Formatos

JPEG / DNG (RAW)

JPEG / DNG (RAW)

Abertura máxima

ƒ/1,7

ƒ/2.8

O sensor maior e 48 megapixels do DJI Mini 3 Pro é uma vantagem confortável nesta categoria, embora em níveis sutis haja complicações, principalmente porque as imagens de 48 MP são algo como um extra opcional – o modo de fotografia padrão produz imagens de 12 MP. 

Falando de recursos do fotógrafo, ambos os drones oferecem AEB, disparo intervalado e panoramas (esfera, 180 ̊ e grande angular). 

Você pode tocar para expor ou escolher a operação manual em ambos os drones e, como ambos usam o DJI Fly, a experiência do usuário é semelhante (exceto para a adição do botão de rotação da câmera na tela para o Mini 3).

Portanto, esta rodada vai diretamente para o Mini 3, mas, novamente, é uma questão de necessidades de resolução. 

Uma das atualizações proeminentes do Mini 2 em seu antecessor foi a chegada do DNG, então, o drone mais barato ainda agradará aos fotógrafos.

DJI Mini 3 Pro vs DJI Mini 2: Vídeo

Imagem da tela de um app no celular mostrando uma pessoa andando de bicleta em uma pista com um lago ao lado.
 

DJI Mini 3

DJI Mini 2

Resolução

4K/60fps

4K/60fps

Câmera lenta

1080P/

120fps

Não possui

Taxa de bits

150mbps

100mbps

Zoom digital em 4K

2x

2x

A respeito do vídeo, o Mini 3 Pro novamente venceu o Mini 2 quanto a folha de especificações – não há como discutir com os números. 

Além disso, o sensor maior e o sensor ISO duplo (que permite que o Mini 3 capture alto alcance dinâmico em até 4K30) sem dúvida capturam vídeo de melhor qualidade. 

Ademais, o vídeo em formato vertical – pronto para o Instagram Stories e afins – é certamente uma grande vantagem do Mini 3 Pro.

No entanto, o vídeo 4K60 do Mini 3 Pro não parece tão bom quanto o 4K30, então você pode se encontrar menos inclinado a filmar neste modo. 

Dito isto, o Mini 3 Pro – e não o Mini 2 – permite fotografar em D-Cinelike, o perfil de cores achatado da DJI, o que torna mais possível para aqueles que desejam classificar suas cores na edição.

Com pouca luz, o Mini 2 também tem um bom desempenho – a câmera pode ser do tamanho de uma câmera do telefone, mas é justo lembrar que a “luz baixa” para um drone geralmente oferece uma quantidade decente de luz ambiente.

Conclusão

Como dissemos no início, escolher entre o DJI Mini 2 e o DJI Mini 3 Pro é uma questão de escolher entre o drone mais caro e rico em recursos na categoria ultraleve ou um pouco menos dotado.

Se você optar pelo controlador padrão, estará pilotando a aeronave manualmente e terá como objetivo capturar vídeo 4K com boa luz, sua experiência não será muito diferente; as limitações impostas pelo clima serão amplamente semelhantes.

Se você começar a melhorar as coisas, os limites de engenharia mais generosos do Mini 3 Pro tornarão as fotos menos propensas a empurrar o cardan longe demais, para que haja mais espaço para se tornar um piloto rápido. 

Sobre esse assunto, a tecnologia de assistência ao piloto absolutamente nos surpreende – o fato de o DJI Mini 3 Pro ter IA a bordo que pode navegar por obstáculos e continuar parece bastante futurista.

Dito isto, não é de forma alguma infalível – tem melhor desempenho ao ar livre ou com alguns pequenos obstáculos do que muitas árvores. Embora tenhamos visto demonstrações, ainda é melhor pensar nisso como assistência. 

Com tudo isso em mente, ainda diríamos que, se você puder, vale a pena se aprofundar no DJI Mini 3 Pro se você estiver fazendo uso regular do drone e, é claro, se estiver procurando por materiais de marketing. 

Para o consumidor médio, no entanto, o DJI Mini 2 ainda é muito divertido de voar e captura imagens (e QuickShots) que impressionam. Igualmente pequenas empresas que fazem pesquisas rápidas de construção não precisam de nada mais do que sua resolução.

Logo do site Eagle Drone pro na cor branca