Com a linha Mavic Mini surgiu uma nova categoria de drones, os portáteis! Todos nós sabemos disso, certo? E qual é a parte mais importante ao analisar se um mini drone vale a pena? As configurações, bem como as necessidades do usuário!
Então, você deve ter em mente quais são as suas necessidades e aprender a analisar cada detalhe. Os modelos mini são leves, pequenos e com boa qualidade.
Além disso, o drone DJI Mini 2, assim como sua versão anterior, o Mavic Mini, são perfeitos para iniciantes fazerem gravações e tirar fotos. Em outras palavras, eles são práticos para quem deseja se familiarizar com voo.
Mas será que o DJI Mini 2 vale o investimento? Como se certificar se ele é a melhor opção para você?
A boa noticia é que ele veio com uma configuração que estava faltando na sua versão anterior. Por isso, se você é fotografo, videomaker, ou criador de conteúdo, não deixe de conferir este artigo..
Neste post, falarei sobre cada detalhe das configurações, modos de voo, prós e contra. Se você quer saber se o Mini 2 é um bom investimento, continue a leitura.
Leia também: DJI Mini 3 Pro


Uma análise rápida
O drone DJI Mini 2 é uma junção de praticidade com imagens de qualidade. Além disso, ele é ultracompacto. Esse modelo se resume em simplicidade. Você pode tira-lo do bolso e começar a voar em segundos.
Sem dúvida é um drone ideal para iniciantes, que prezam qualidade, já que é possível gravar em 4k, sem todas aquelas configurações de alta tecnologia dos drones DJI mais caros, como os que estão na nossa lista dos melhores drones.
Os mini drones são dobráveis, assim como toda a família Mavic, da DJI. O design do drone DJI Mini 2 é o mesmo da versão anterior. A linha Mavic Mini pesa menos de 250g, isso significa que você não precisa registrar seu drone na Anac. A DJI revolucionou o mercado trazendo um drone de qualidade com apenas 249g. Pode não ser tão impressionante para quem já conhece o primeiro modelo, o Mavic Mini, onde a barreira foi quebrada. De qualquer forma, não deixa de ser impressionante, já que a DJI conseguiu fazer um drone ainda melhor com o teto de 250g.Controlador Mini 2
Entre as grandes atualizações do Drone DJI Mini 2, o seu controle ganha destaque, já que foi completamente remodelado. Ele ficou menor e, apesar do visual meio simplista, há um charme no novo controle.
Se preparar para voar com o Mavic Mini 2 é super rápido. Basta conectar os cabos do controlador com o telefone, apertar os joysticks e iniciar o aplicativo. O que leva cerca de um minuto.
É possível controlar a inclinação da câmera de forma bem simples no botão direcional à esquerda. Você pode gravar com apenas um toque do seu indicador no botão que fica no “ombro” esquerdo do controle. Enquanto que, para fotografar basta um clique no ”ombro” direito.
Não há controle analógico para ajustar o brilho, isso deve ser feito pela interface do aplicativo pelo celular.
Porém, como o mini drone pode ser facilmente perdido no céu, ele conta com o ”smart return to home”, para que volte automaticamente para o ponto de partida. Assim você não perde seu drone se ele sair do seu campo de visão.
As portas para conectar seu telefone ficam do lado esquerdo, e esse mini drone vem com cabos Lightning, micro USB e USB-C.
Aplicativo DJI Fly
O aplicativo DJI Fly tem recursos poderosos para voo. Ele possibilita capturar imagens diferenciadas, com simplicidade, para um iniciante pegar o drone e voar. No entanto, fique atento!
Apesar dos pilotos iniciantes de drones não precisarem se arriscar além da interface principal do DJI Fly app, ainda assim, tem muito o que dominar. Para tirar tudo que seu drone pode oferecer, você precisa entender sobre todos os recursos e saber como utilizá-los.
Uma dica, verifique se o software do seu celular é compatível com o app Fly da DJI Mavic Mini.
Leia também: DJI mini 2 x DJI mini 3
Qualidade de imagem Mini 2
A qualidade da imagem do DJI Mini 2 é boa, mas saiba que, em dias nublados, a imagem pode ficar subexposta e um pouco plana. Já as filmagens noturnas não são favorecidas se não forem editadas.
A DJI com certeza teve os profissionais editores de vídeo em mente, dado que o mini drone processa a imagem com cuidado para que a mágica aconteça durante a edição. O DJI Mini 2 captura imagens com clareza, principalmente, se o ambiente tiver uma iluminação adequada.
A câmera grava em 4k, o zoom digital é limitado a 2x, embora que na gravação Full HD(1080p) seja possível obter zoom de até 3x. A qualidade da imagem não é perdida quando o zoom é utilizado, desde que, como falado acima, tenha boa iluminação.
Durante a noite o uso do zoom digital no DJI mini 2 é limitado, faça testes antes para garantir uma boa imagem.
Um dos motivos que levou a DJI a se tornar tão reconhecida no mercado foi a estabilidade confiável de seus drones. É claro que, com o DJI Mini 2 não poderia ser diferente.
O vídeo do Mini 2 é estável em quase todas as condições, suportando ventos de até 37,8 km/h – o que sem dúvida é impressionante para um drone que pesa apenas 249g –, ele apresenta resistência ao vento de nível 5.
Autonomia
A autonomia de voo do drone DJI Mini 2, gravando em resolução mista de 4k e 1080p, com a bateria completa, é de cerca de 30 minutos. Usando as 3 baterias do fly more combo é possível voar por uma hora e meia.
Isso o torna uma boa opção para um dia de trabalho, assim como, para gravar imagens durante as férias com a família.
Você vai perceber que tudo é bem simples e prático nesse modelo. Se preocupe apenas em tirar boas fotos e capturar imagens de qualidade.
Com bateria de longa duração, tecnologia de versões de drones maiores da DJI e vídeo 4K, o DJI Mini 2 é o melhor mini drone que você encontrará.


Com bateria de longa duração, tecnologia de versões de drones maiores da DJI e vídeo 4K, o DJI Mini 2 é o melhor mini drone que você encontrará.
Prós
- Câmera estável em 4K
- Modos de foto RAW e JPG
- Modo QuickShot automatizados
- Longo tempo de voo
- Motores e conexões mais fortes que o Mavic Mini
- GPS e outros recursos de segurança
- Não é necessário registro na Anac
Contras
- Ainda sem perfis de cores para JPGs e vídeo
- Não inclui modos ActiveTrack ou Hyperlapse
- Não tem sensores para prevenção de obstáculos


Preço DJI Mini 2 e fly more combo
O DJI Mini 2 foi lançado em novembro de 2020 e está disponível em 2 pacotes. O combo básico conta com o drone e mais alguns extras. O Fly more combo traz vários kits extras, e o principal do kit é a sua bateria tripla.
Pacote básico (R$3.900,00)
- Drone Mini 2
- Controle remoto
- 1x bateria
- Cabo de conexão (Lightning, USB-C e microUSB)
- Cabo USB-C de dados
- Protetor da câmera
- 3x pares de hélices + chave para fixação
- 2x Sticks extras
Pacote Mini 2 Fly More combo (R$4.600,00)
- Drone Mini 2
- Controle remoto
- 3 baterias
- Hub de carregamento
- Case para todo o kit
- Protetor para hélices do drone quando fechado
- Cabo de conexão (Lightning, USB-C e microUSB)
- Cabo USB-C de dados
- Protetor da câmera
- 6 pares de hélices + chave para fixação
- 2x Sticks extras
Nossa recomendação, analisando a quantidade de acessórios extras e a pequena diferença de preço, é que você compre o DJI Mini 2 Fly more combo. Este inclui três baterias no total, além de vir com um carregador portátil (tipo um powerbank), que vai facilitar muito os seus dias de voo.
Além disso, o carregador portátil, transforma as 3 baterias em um banco de energia de carregamento rápido de 18 W, para o seu smartphone ou outro acessório.
O kit possui hélices extras, parafusos, carregador de energia de 18W, uma bolsa prática para transportar o drone e todos os acessórios necessários.
Design DJI Mini 2


Todo o design do DJI Mini 2 vêm da sua versão anterior, o Mavic Mini. As dimensões são de apenas 131 x 81 x 58 mm, é mais ou menos do tamanho da palma da mão.
Ele conta com braços dobráveis para ficar realmente minúsculo quando dobrado. Ele basicamente cabe em qualquer bolso, como o de uma jaqueta, por exemplo.
O DJI Mini 2 conta com uma câmera estabilizada por três eixos, e um protetor de câmera que poderá ser removido quando você estiver pilotando.
Atrás do drone tem um slot para cartão MicroSD, uma porta USB-C (na versão anterior a porta era micro-usb) e, logo acima, está a tampa da bateria. É muito fácil abrir para trocar tanto o cartão de memória quanto a bateria.
Controlador DJI Mini 2


Como dito acima, o controle foi completamente renovado. Além de poderoso e simples de usar, veio para trazer uma nova dinâmica de pilotagem para seus usuários. A tecnologia é encontrada apenas no DJI Mavic Air 2.
Quem tem o drone Mavic Air, Mavic Mini, ou qualquer outro drone que sofre com interferências, mesmo em distâncias curtas como 2km, sabe como é chato a perda de conexão entre o drone e o controle remoto.
Isso se dá pela tecnologia de transmissão deles. Diferente da OcuSync II, que faz parte de modelos como o DJI Mavic 2 Pro, Mavic 2 Air e agora também presente no Mini 2.
Essa tecnologia permite uma ótima comunicação do drone com o controle em distâncias de até 10Km. Além disso, proporciona transmissão de vídeo em qualidade 1080p (Full HD), e um cenário de estabilidade de conexão muito bom.
Carregado com uma bateria de 5200mAh, o controle pesa 390g. Sim, ele pesa mais que o próprio drone. O suporte do smartphone se expande além do controle e conta com um cabo para conectar com três possibilidades: lightning, micro USB e USB-C.
Com vários modos de voo, o DJI Mini 2, realiza manobras com uma facilidade impressionante. Tirá-lo do chão, começar a voar e realizar movimentos suaves, lentos ou ágeis, foi simplificado. Além, é claro, de possibilitar um melhor controle sobre o drone de forma geral.
O ponto positivo da bateria do controlador do Mini 2 é que dura por várias horas, e carrega seu telefone enquanto estiver conectado.
O lado negativo é o espaço que o controle ocupa devido à bateria que é grande. O que não faz muito sentido, já que, um dos intuitos de um mini drone é o fácil transporte.
Para alguns pilotos é um problema, para outros uma vantagem.
DJI Fly App


O DJI Fly, nome do aplicativo usado pelo DJI Mini 2, é eficiente para os pilotos experientes e habilidosos. Mas, também é prático para os iniciantes que estão começando sua jornada no mundo dos drones. Capacidade e simplicidade são as chaves aqui.
Sua primeira aparição foi no Mavic Mini, depois no Mavic 2 Air, e, agora, já está disponível para quase todos os modelos da marca, incluindo o Mavic Mini 2.
Na tela inicial existe um botão de decolagem ou aterrissagem, que também pode ser achado no próprio controlador. Existe um atalho do mapa no canto inferior esquerdo, um alternador de modo de voo e um atalho da galeria. No lado direito temos um botão de liberação do obturador e o botão para alternar entre fotos ou vídeos.
Dentro do DJI Fly é possível fazer a leitura da altura, tempo de gravação restante, bateria, sinal do controlador e exposição. É possível marcar o ponto inicial do seu DJI Mini 2, alterar a altura e a distância máximas apenas clicando nos três pontos à direita no canto superior.
Uma função muito legal do app DJI Fly é ligar as luzes de LEDs frontais, dando uma energia completamente nova ao pilotar seu drone. Você pode alternar o modo RGB em breathing, rainbow e solid.
Essa função pode ser usada quando se está voando perto de outros drones, o que vai evitar se confundir entre o seu e o dos outros. Ou à noite, para facilitar a localização do drone.
Você pode planejar seu itinerário com antecedência com o aplicativo DJI Fly, e pode até encontrar outros entusiastas de fotografia aérea.
Um ponto chato aqui é que, após a restrição comercial imposta sobre a DJI, o aplicativo para Android não recebeu mais atualizações na loja Google Play. Mas a DJI deu um jeitinho e agora ele não passa mais pelo Google Play e você pode atualizar pelo método In-app.
Como atualizar o DJI Fly in-app
Abra o aplicativo DJI Fly e aguarde o prompt de atualização aparecer.
Clique em Atualizar. O aplicativo irá fazer o download em segundo plano.
Depois de concluído, ele o tirará do aplicativo e abrirá um prompt de segurança, que aparece para todos os aplicativos que desejam instalar um APK.
Clique no botão de Configurações e no botão para permitir downloads desta fonte.
Clique no botão de instalação no prompt DJI Fly.


Qualidade de vídeo e foto
O DJI Mini 2 teve diversas mudanças importantes comparado ao modelo anterior.
A resolução 4K virou padrão para vídeos de qualidade, e não faria sentido um produto que é líder em tecnologia não suportar essa qualidade de imagem. A câmera do DJI Mini 2 grava em 4k com 30 quadros por segundo.
Seu antecessor, o Mavic Mini, suporta gravação de 2.7k e recebeu diversas críticas por isso. A DJI informou que o motivo de não ter resolução em 4k estava relacionado a um aquecimento no chip, o Mavic Mini não tinha um ventilador para resfria-lo.
Eles resolveram esse problema de uma forma aparentemente diferente, já que o DJI Mini 2 continua usando o chip e não conta com um ventilador.
Qualquer produto da DJI é impressionante, principalmente quando se trata de estabilidade. Não importa se é um gimbal DJI OM4, um gimbal DJI POCKET 2, ou qualquer modelo de drone. A estabilização de 3 eixos se tornou basicamente sinônimo da DJI.
O Mini 2 apresenta sensores CMOS de 12 MP com 1 / 2,3 polegadas, resolução máxima de 4000 x 3000 (ou 16: 9, 4000 x 2250), abertura de f/2.8 tendo o campo de visão de 83 graus.
Além disso, consegue capturar imagens em RAW(DNG), o que é interessante para profissionais de fotografia devido as maiores possibilidades de edição.
Apesar de todas essas configurações, o Mini 2, não é um drone para fotografar em condições com pouca luz. Isso acontece devido ao seu sensor que é muito pequeno. Ele tem dificuldade em gravar bons vídeos quando a luz natural acaba.
De contrapartida, as fotos são melhores nesse quesito. É possível tirar boas fotos mesmo durante a noite. A nossa dica é substituir o modo automático de fotos e vídeos para o manual, assim é possível melhorar a qualidade das imagens.
Você vai se tornar um mestre da fotografia aérea.


Modos de voo
O Mini 2 tem três modos:
Normal (médio – modo N)
Cine (lento – modo C)
Esportes (rápido – modo S)
A velocidade máxima do DJI Mini 2 varia dependendo do modo de voo e de fato impressiona. No modo S ele chega a 57 km/h de velocidade máxima. No modo N a velocidade máxima é de 36km/h. Já no modo C a máxima é de 21 km/h.
É mágico como você pode tirar fotos incríveis, brincando com cada um desses modos, mesmo sendo um piloto inexperiente.
Os modos pré-configurados, que são tradicionais em drones da DJI, são uma mão na roda em diversas situações.
O DJI Mini 2 trouxe suporte para 5 modos no quickshot – dronie, helic, rocket, circle e boomerang –, sentimos falta do modo Asteroid, que tem o formato de mini planeta, dando aquele aspecto artístico à foto.
Aliar essas funções com modo de voos inteligentes complementares, como o timelapse, traz uma experiência fantástica para o piloto.
Dentro do DJI Fly existe um primeiro conjunto de modos de disparo – fotos, vídeo, quickshot e pano –, que podem ser configurados dependendo do estilo da imagem que você deseja capturar.
Devo comprar o DJI Mini 2?


Compre, se...
...você quer o melhor mini drone.
O DJI Mini 2 é o melhor drone com menos de 250g do mercado. Seu antecessor, o Mavic Mini, é o o seu principal concorrente. Controle preciso, alcance aprimorado, grande resistência ao vento (nível 5) mesmo sendo tão leve, e ainda grava em 4k. Realmente é um grande pacote.
...você precisa de vídeo 4K.
As críticas feitas ao Mavic Mini foram tantas por não gravar em 4k, que a nova versão, DJI Mini 2, captura em 4K, e conta com zooms nítidos e cores vibrantes. É claro que, o ambiente bem iluminado faz total diferença. Gravar em 4k HDR não é mais um problema nesse modelo.
...você é um usuário novato em drones.
O controle é simples e poderoso, será difícil encontrar um drone de melhor qualidade que consiga voar desde o primeiro momento, como é o caso do DJI Mini 2. Além disso, no momento que escrevo esse artigo, o Mini 2 não precisa ser registrado na maioria dos países e isso inclui o Brasil.
Não compre, se...
...Você está com um orçamento apertado.
Se o dinheiro não é problema, o DJI Mini 2, é um drone inicial fantástico. Agora, se o orçamento para adquirir um drone é baixo, e se você não se importa com a gravação em 4K, o DJI Mavic Mini (o primeiro modelo) pode ser uma boa opção. Custa menos fazendo o comparativo e, como o hardware da câmera é idêntico, mesmo com a resolução de 2,7k, as imagens são semelhantes.
...você já tem um Mavic Mini.
O DJI Mini 2 é melhor que o Mavic Mini, e se você estiver satisfeito com as imagens, o maior benefício viria do controle. Neste caso, nosso conselho é de aguardar uma nova versão da DJI em um novo modelo mini.
...você é um piloto noturno.
Para voos noturnos, sem dúvida, é melhor escolher drones maiores e mais robustos. Apesar de perderem em portabilidade, eles compensam com uma qualidade premium, como é o caso do DJI Phantom 4 Pro v2.0, ou do Mavic 2 Pro. Ambos contam com recursos profissionais e sensor de 1 polegada.
Conclusão
Como você pôde perceber, o DJI Mavic Mini 2 é um ótimo mini drone, tanto para profissionais – dependendo das suas necessidades –, quanto para iniciantes. Ele possui configurações boas e avançadas, apesar de ser um modelo mini.
Pelas facilidades, ele é ideal para pilotos novatos que, além de aprenderem a voar, desejam capturar boas imagens.
O Mavic Mini 2 ganha no quesito portabilidade. É pequeno e super fácil de transportar. O que facilita principalmente em viagens.
Apesar do valor não ser acessível para todos, vale cada centavo investido, já que você vai obter o melhor drone na categoria mini.
Ele é o preferido da nossa equipe, e depois desse artigo você entende o porque.