A DJI é uma marca incrível! Todos nós sabemos disso, certo? Ela impressiona a cada lançamento. De antemão, já vou avisar que todos os seus produtos são de extrema qualidade. O que torna difícil escolher um modelo.
Contudo, fizemos uma lista com os drones DJI que ira te guiar na hora da escolha. Mas qual é a parte mais importante ao analisar se um drone vale a pena? As configurações, bem como as suas necessidades específicas!
Tenha em mente quais configurações de imagem e vídeo são importantes para você. As configurações devem condizer com o que você precisa, dessa forma você não vai fazer um investimento alto em um drone que não vai usar, bem como, não vai comprar um drone barato que não atenda a sua demanda.
Neste post, falarei um pouco sobre a marca e preparei um resumo especial para cada produto. Se você quer saber sobre os drones da DJI, continue a leitura.
Como surgiu o primeiro Drone DJI


Neste parágrafo, discutirei breves pontos sobre a história da marca, bem como de seu criador. Em primeiro lugar, vou falar sobre Frank Wang que nasceu na China e, como seu sucesso leva a crer, não era um aluno comum.
Frank ficou em terceiro lugar com sua equipe na ABU Robocon, uma competição universitária de robôs, onde todas as universidades do país participam. E estamos falando da China! Ele se tornou um engenheiro aeroespacial e é o fundador e CEO da empresa.
Em segundo lugar, a DJI – Dà-Jiāng Innovations Science and Technology –, teve início no dormitório de Frank, na Universidade de ciência e tecnologia de Hong Kong. De lá saiu o protótipo inicial, que se tornou o primeiro drone da DJI.
Agora, em terceiro lugar, vale lembrar que não foi nada fácil. A DJI começou vendendo componentes para universidades chinesas e empresas de energia. Dessa forma a empresa se estabeleceu na zona industrial de Shenzhen.
No entanto, o início foi marcado por muitas dificuldades, pois a empresa sofria com trocas constantes de funcionários. Além de fazer poucas vendas de componentes durante o ano de 2006.
Contudo, isso mudou assim que recebeu um investimento de 90 mil dólares de Lu Di, que também foi responsável por administrar as finanças da empresa.
Depois disso, já em 2009, aconteceu um grande feito da marca. Uma equipe conseguiu voar com um drone DJI ao redor do cume da maior montanha do mundo, o Monte Everest.
Em quarto lugar, e mais importante, veio a ascensão da marca. Um ano após o voo no Monte Everest, Swift Xie Jia foi contratado para cuidar do marketing e fez o lançamento do drone DJI Phantom 4. Com isso, a empresa explodiu.
A maior empresa de drones do mundo!
2011 – Abriram a primeira subsidiária, a DJI North America, empresa especializada em vender drones em larga escala.
2015 – A transmissão ao vivo de imagens se tornou real e foi a grande inovação.
Em março de 2020 ela detinha quase 77% do mercado dos EUA. Como resultado, a DJI se tornou a maior empresa de drones de consumo do mundo.
Os produtos
Seus produtos vêm sendo amplamente aceitos, tanto por consumidores comuns, quanto pela indústria da música, televisão e cinema; bem como para fotografias e filmagens aéreas.
Além da fabricação de aeronaves não tripuladas, a DJI é responsável pela criação e desenvolvimento de outros produtos e sistemas. Por exemplo, sistemas de controle de voo e propulsão, câmeras, estabilizadores de imagem e óculos FPV.
Entre seus principais drones estão o Mavic Air, Mavic 2 Pro, Mini 2, Phantom 4 Pro, Mini SE e o mais recente Mavic 3.
De acordo com a DJI, eles produzem aproximadamente 2 milhões de drones por ano. Por isso, para dar conta da demanda, a empresa tem 11 mil funcionários trabalhando em 17 cidades do mundo.
Aqui no Brasil os drones da DJI começaram a ser vendidos apenas em 2013. Porém, o sistema para distribuidores brasileiros só recebeu suporte em 2015.
Depois disso, a expansão dos negócios no Brasil só aconteceu com a inauguração da primeira loja oficial da DJI no país em janeiro de 2018.
Como dito acima, a DJI se tornou famosa não só pela criação de drones, mas também por fabricar óculos em primeira pessoa e câmeras de ação. Veja abaixo cada um dos itens fabricados pela DJI.
Drone DJI Mavic 3
O DJI Mavic 3 é um poderoso drone carregado com algumas das tecnologias de imagem e voo mais avançadas da DJI. Seu sistema de câmera dupla possui uma câmera Hasselblad CMOS 4/3, e uma câmera tele com sensor de 1/2 polegada. Dando aos criadores acesso a imagens de nível profissional e versatilidade incomparável.
Esse DJI Mavic 3 oferece 46 minutos de tempo de voo. Seu alcance máximo de transmissão é de 15 km. Possui recursos de segurança robustos, como detecção de obstáculos, omnidirecionais e Advanced Return to Home.
O DJI Mavic 3 foi projetado e construído para aqueles que colocam a imagem acima de tudo.
Fonte: DJI
Prós
- Câmera Hasselblad
- Lente de zoom com zoom óptico de 7x e digital de 28x Vídeo 5.1K50 e 4K120
- Alambiques RAW ou JPG de 20MP
- Vídeo 5.1K50 e 4K120
- Evitação geral de obstáculos
- Longos tempos de voo
- Recursos de segurança fortes
Contra
- Preço elevado
- O modelo básico oferece apenas 8 GB de armazenamento
- Fica aquém da estimativa de bateria de 46 minutos
Drone DJI Air 2S
O DJI Air 2S é um poderoso drone de câmera multifuncional, projetado para criadores em movimento. Ele oferece um sensor CMOS de 1 polegada, gravação de vídeo 5.4K, um recurso MasterShots inovador, transmissão de vídeo 1080p de 12 km, detecção de obstáculos em quatro direções e muito mais. DJI Air 2S é a maneira perfeita de transformar qualquer aventura em uma criação visual impressionante.
Fonte: DJI
Prós
- Câmera com sensor de 1 polegada
- Vídeo com qualidade de até 5,4K
- Detecção e prevenção de obstáculos
- Recursos de segurança robustos
- Captura de fotos automatizados
- Tempo de voo de 30 minutos
- Perfis de vídeo HDR, Log e Padrão
- Transponder AirSense
Contra
- Observador necessário para uso legal nos EUA
- Velocidade máxima de 140 km/h levanta preocupações de segurança
- Custa mais do que drones de imagem
Drone DJI FPV
Esse é o primeiro drone com sistema FPV (first person view) pronto para voar da DJI. Isso significa que ele só pode ser usado com o óculos de proteção FPV. Ele possui controle remoto, e todos os acessórios relacionados que os usuários precisam para voar em FPV.
Com propulsão poderosa, vários modos de voo, gravação de vídeo 4K/60fps, um recurso Emergency Brake and Hover, e compatibilidade com o DJI Motion Controller, o DJI FPV oferece uma experiência aérea incomparável.
Fonte: DJI
Prós
- Pronto para voar fora da caixa
- Inclui óculos FPV e controle remoto
- GPS integrado e sensores de detecção de obstáculos
- Smartphone não é necessário para o voo
- Aplicativo Android e iOS para atualizações de firmware e Find My Drone
- Câmera 4K com gimbal e estabilização eletrônica
Contra
- Observador necessário para uso legal nos EUA
- Velocidade máxima de 140 km/h levanta preocupações de segurança
- Custa mais do que drones de imagem
Drone DJI Mini 2
Há muitos lugares que você visita apenas uma vez na vida. Leve o DJI Mini 2 para uma experiência única. Com menos de 249g, este mini drone possui uma poderosa câmera 4K e pode voar por até 31 minutos.
Além disso, possui várias funções amigáveis para iniciantes, como decolagem automática e retorno automático para casa. Além de QuickShots para criar belas fotos cinematográficas com apenas alguns toques.
Fonte: DJI
Prós
- Câmera 4K estabilizada
- Modos de foto RAW e JPG
- Modos de quickshot
- Longo tempo de voo
- Motores e conexões mais fortes que o Mavic Mini
- GPS e outros recursos de segurança
- Não é necessário registro
Contra
- Ainda sem perfis de cores para JPGs e vídeo
- Não tem sensores de prevenção de obstáculos e HDR
- Não inclui modos ActiveTrack ou Hyperlapse
Drone DJI Mini 3
Basicamente, é um dos melhores drones DJI. Embora não seja o melhor absoluto em todas as categorias (outros drones DJI mais poderosos, como o Mavic 3, certamente venceram o Mini 3 Pro em certas especificações individuais), é o melhor drone que você encontrará no mercado hoje, quando levar em consideração o tamanho pequeno e o preço.
Ao combinar o tamanho pequeno dos melhores mini drones com as poderosas especificações encontradas nas séries de drones DJI Air e DJI Mavic, o DJI Mini 3 Pro vence basicamente em todas as frentes: sistema de câmera, duração da bateria e recursos inteligentes.
E embora — é claro — nós desejássemos que este drone existisse anos atrás, muitas de suas características abordam as tendências do dia: ou seja, vídeo vertical. É provável que seja o formato de vídeo que você deseja para o TikTok ou Instagram, e agora é possível filmar vídeo vertical diretamente do seu drone.
Fonte: DJI
Prós
- Vídeos em HDR em 4K
- Salva imagens em até 48 MP
- Modos de quickshot
- Longo tempo de voo (34 bateria comum e 47 bateria flight plus)
- Detecção de obstáculos tridirecional
- Gravação vertical
- Não é necessário registro
- Boa qualidade de imagem noturna
- Possui novo controlador
- Focus track
Contra
- Preço elevado
Drone DJI Mavic Air 2
Se você está procurando um drone com câmera poderosa e com um preço acessível, o DJI Mavic Air 2 é uma excelente escolha. O Mavic Air 2 possui fotos de 48 MP, 4K/60fps a 120Mbps, 8K Hyperlapse e muito mais.
Além disso, este é o único drone de câmera DJI com SmartPhoto, que funciona como um smartphone moderno para otimizar suas fotos automaticamente. Você também obtém transmissão OcuSync 2.0 aprimorada, que fornece um feed HD cristalino.
Ele é perfeito para voos de longo alcance, onde você precisa ver tudo na tela do controle remoto em tempo real.
Fonte: DJI
Prós
- Vida útil da bateria superlativa
- Qualidade de imagem e vídeo forte
- Detecção e prevenção de obstáculos
- Tiros automatizados
- Vídeo HDR e imagem RAW
- Transponder AirSense
Contra
- Perfis de vídeo limitados a padrão e plano
- Edição baseada em aplicativo limitada a saída de 1080p
- O controle remoto omite a roda de controle EV
- Não é fácil obter imagens RAW para o seu tablet ou smartphone
Drone DJI Mavic 2 Pro
O DJI Mavic 2 Pro é o sonho de todo fotógrafo aéreo. Esse modelo tem o melhor desempenho de câmera que um drone da DJI portátil pode oferecer. O DJI Mavic 2 Pro vem com a câmera Hasselblad líder do setor, perfil de cores Dlog-M de 10 bits e abertura ajustável.
Tudo isso se traduz em melhores detalhes, cores vivas e opções de câmera mais profissionais. Se você está procurando um dos melhores drones de câmera do mercado, o DJI Mavic 2 Pro tem tudo o que você precisa.
Fonte: DJI
Prós
- Vídeo em 4K.
- Imagens estáticas de 20MP RAW e JPG.
- Ótima duração da bateria.
- Design compacto e dobrável.
- Sensores para evitar obstáculos.
Contra
- 8GB de memória interna.
- Sem suporte ao formato DCI.
- Preço elevado.
Drone DJI Mavic 2 Zoom
Se você gosta de fazer vídeos e filmes criativos, o DJI Mavic 2 Zoom é o único drone de câmera DJI com zoom óptico embutido. Oferecendo detalhes excepcionais sem forçá-lo a voar muito perto do objeto. Adicione 48MP Super Resolution Photo e Dolly Zoom à imagem, e você estará vendo um dos melhores drones criativos de cinema do mercado.
Fonte: DJI
Prós
- Vídeo 4K suave e nítido.
- Lente com zoom óptico de 2x.
- Excelente duração da bateria.
- Design compacto e dobrável.
- Sistema de detecção de obstáculos.
- Modo de imagem costurada de alta resolução.
- Fotos RAW e HDR.
Contra
- Poderia ter mais memória interna.
- Omite a proporção DCI.
- Preço elevado
Drone DJI Phantom 4 Pro V2.0
Inspirado no sonho de voar, o DJI Phantom 4 Pro V2.0, é um modelo com câmera 4K, que define o padrão para fotografia profissional com drone. Ele contém um obturador mecânico que permite congelar objetos de alta velocidade com clareza excepcional. Uma câmera de 20MP de 1 polegada é combinada com vídeo Cinema 4K/60fps, modo Burst de 14 fps e sensores de obstáculos, para oferecer a melhor experiência profissional de drone.
Fonte: DJI
Prós
- Controle de longa distância.
- Regresso a casa.
- Detecção de obstáculos à frente e atrás.
- Modos de voo automatizados.
- Modo Sport de alto desempenho.
- Lente de 24 mm.
- Reconhecimento e rastreamento de objeto ou pessoa
- Vídeo 4K de 60 fps. Imagens RAW e JPG de 20MP.
- Câmera com sensor de 1 polegada.
Contra
- Preço elevado
- Sensores laterais limitados
Drone DJI Inspire 2
Para cineastas e diretores de fotografia profissionais que exigem a melhor tecnologia de drone, o DJI Inspire 2 oferece uma solução de filmagem inacreditável.
O sistema de processamento pode oferecer 6K CinemaDNG, 5,2K Apple ProRes e muito mais saídas da indústria. Você pode trocar câmeras Zenmuse, selecionar modos de rastreamento profissionais como o Spotlight Pro, e usar controles de operador duplo para obter as melhores imagens cinematográficas.
O DJI Inspire 2 é simplesmente um dos melhores drones de câmera profissional que você pode obter, oferecendo potência e desempenho incríveis.
Fonte: DJI
Prós
- Corpo em liga de magnésio.
- Câmeras intercambiáveis.
- Vídeo de 5,2K.
- Gravação CinemaDNG e ProRes.
- Modo Sport de alta velocidade.
- Detecção e prevenção de obstáculos.
- Trem de pouso retrátil e rotação de câmera de 360 graus.
- Controle de operador duplo com câmera piloto FPV.
- Modos de voo inteligentes.
Contra
- Preço elevado
- Computador de alto desempenho necessário para edição de vídeo.
- Existe um bug do Adobe Premiere que dificulta o fluxo de trabalho do CinemaDNG.
DJI Mini SE
Entre as características técnicas mais importantes do DJI Mini SE estão:
- Seu peso de 249 gramas
- Sensor CMOS de 1/2,3″
- Resolução de vídeo de 2,7K
- Autonomia de até 30 minutos. 7
Além disso, possui inclusão de receptores ADS-B, que até agora só estavam incluídos em drones pesando mais de 250 gramas.
Basicamente é um DJI Mavic Mini, mas com um chassi aprimorado. Tem um novo design exterior, as mesmas baterias que o Mavic Mini 2, mas acima de tudo um preço melhor.
De fato, custa muito menos que o DJI Mavic Mini 2. Assumimos que a ideia da empresa é vender os dois modelos lado a lado, um com características técnicas muito melhoradas ,e o outro como o drone mais barato da marca. Com vantagem de compartilharem a mesma bateria.
Prós
- Peso muito baixo
- Excelente preço
- Ótimo custo-benefício
- Ideal para quem está iniciando
Contra
- A distância de controle (4.000 metros) poderia ser melhorada
Óculos FPV
Em maio de 2017 a DJI inovou mais uma vez com o lançamento dos óculos de imersão (FPV). Eles são compatíveis com qualquer drone DJI como a família Mavic, Inspire ou Phantom.
O gimbal do drone pode ser controlado pelo óculos FPV com o movimento da cabeça graças a um giroscópio e o acelerômetro. Além de permitir modos de voo ou configurações específicas do drone com sua superfície tátil.
Os usuários que pilotam um drone DJI usando óculos FPV podem ter uma experiência imersiva como se tivessem pilotando um Boeing 747. Além disso, ele conta com o modo de voo avião, dando uma previsão da trajetória do drone.
Câmera de ação
Neste artigo, ficou claro que o caminho utilizado pela DJI para conquistar o mercado foram os avanços em novas tecnologias, bem como em todos os componentes dos drones. Da mesma forma, eles colocaram todo o empenho na criação das câmeras de ação.
Nos primeiros modelos de drones DJI foram utilizadas as câmeras de ação da GoPro. No entanto, vieram a ser substituídas pela DJI Osmo Action, considerada uma câmera mais avançada que permite filmagens em 4K UHD e HDR. Que aliás, impressiona nos drones DJI pela estabilização e qualidade de imagem
Da mesma forma, a câmera Osmo não deixaria de impressionar quando usada sozinha ou com gimbal. Entretanto, isso costuma causar confusão nos consumidores, já que a DJI se comunica falando dos dois produtos como um só.
De fato, quando você compra uma câmera Osmo X3, X5 ou X5R, você também leva o gimbal estabilizador. Mas é possível adquirir o gimbal Osmo, tanto para a câmera de ação como para celulares, separadamente.
Conclusão
Em conclusão, ficou claro que o Frank Wang revolucionou o mundo com a criação dos drones de uso civil. E não bastando, a DJI vem revolucionando o mercado a cada ano.
Como resultado, tornou-se a marca suprema do mercado, que, aliás, está longe de ter um concorrente à altura.
Isso porque os produtos da DJI tem uma qualidade superior e tecnologia de ponta. O que vai ser difícil ser superado por outra empresa.
Por outro lado, não importa o drone que você escolher, ele sempre vai ser o melhor de acordo com as suas configurações. O importante aqui é saber qual modelo atende às suas necessidades.
Afinal, o melhor drone não é necessariamente o mais caro, mas sim aquele que supre a sua demanda. Por isso, analise as especificações técnicas de cada um dos modelos de Drones DJI citados acima e escolha aquele que mais se encaixa com o seu objetivo final.
Curiosidades sobre a DJI
Polêmica da DJI contra os EUA


Tudo começou em 2016, quando a DJI, que é uma empresa chinesa, se pronunciou dizendo estar disposta a transmitir às autoridades chinesas, se solicitados, os dados de voos (localização, fotos, vídeos) de usuários de drones localizados em Hong Kong.
Não fica dúvidas de que esse pronunciamento acendeu um alerta no governo dos EUA. O que gerou uma grande repercussão.
Essas palavras fizeram os americanos pensarem que a empresa seria uma possível espiã para o governo chinês. O que era um motivo de preocupação, ainda mais sabendo que o exército americano, junto com a marinha, tinham 300 drones DJI em uso.
Imediatamente o governo norte americano divulgou um comunicado solicitando que o uso dos drones da DJI fossem descontinuados.




Em seguida, foi publicada uma denúncia pela SUAS News, falando sobre dados de voo armazenados, assim como imagens sendo facilmente achadas usando o google sem autorização prévia do usuário. Dessa forma, Michael Perry, gerente de relações públicas da DJI, declarou em resposta:


Acima de tudo, a DJI sabe que os americanos são patriotas e não queriam o risco de ter qualquer tipo de problema com o mercado. Prontamente a empresa anunciou um novo modo offline de dados locais, ou seja, nenhum dado é captado e salvo no sistema da DJI. Dessa forma, garantiram a credibilidade que os clientes merecem, seja para uso pessoal, corporativo de organizações privadas, ou públicas.
Uso de drones DJI pelo ISIS - Estado Islâmico


Incidentes envolvendo produtos da empresa


No início de 2015, um drone DJI Phantom 3 caiu na Casa Branca. Com isso, a DJI configurou um geosistema que exclui certos espaços aéreos.
Em Tóquio, ocorreu uma tentativa de assassinato contra o primeiro ministro com um drone DJI Phantom 2, que estava cheio de elementos radioativos. Após esse incidente foi aprovada uma lei que restringe voos de drones perto de edifícios do governo.
Em 2016, um drone DJI quase colidiu em pleno voo com um avião de combate chinês. O governo chinês exigiu que a DJI desenvolvesse um registro de tráfego aéreo para rastrear seus drones na China.
Em 30 de março de 2018, as Forças de Defesa de Israel usaram um drone DJI para lançar gás lacrimogêneo. Causando ferimentos, pânico e mortes durante protestos em Gaza e na Cisjordânia.