De fato, graças ao uso de drones na agricultura, as empresas agrícolas podem satisfazer a demanda crescente, forçando os agricultores a ter que tomar decisões complexas das quais depende o sucesso de suas colheitas.
E é aí que as pequenas aeronaves não tripuladas estão representando um avanço importante na agricultura de precisão.
Se você quer saber mais sobre um drone pulverizador a gasolina vale a pena, continue lendo esse artigo que preparamos para você!


Como os drones são utilizados na agricultura?
Além da grande ajuda que o uso de drones traz durante a evolução das culturas, graças a todas as informações que fornecem, contar com essas pequenas aeronaves não tripuladas contribui para uma diminuição dos custos de produção.
E é que os drones fazem um rastreamento por toda a extensão agrícola em minutos, evitando assim o gasto de tempo e combustível que, até agora, o agricultor tinha que assumir na realização de tarefas rotineiras.
Os drones agrícolas são dotados de câmaras com poderosos sensores capazes de recolher dados úteis sobre as condições do solo.
A recolha de dados é possível graças à termografia, à tecnologia multiespectral e hiperespectral.
Esta informação ajuda o agricultor a implementar programas de plantação e gestão de culturas de forma muito mais eficiente.
Com uma tecnologia semelhante à utilizada para analisar o solo, os drones são capazes de detectar com muita precisão as doenças que as culturas herbáceas sofrem, além de encontrar ervas daninhas que podem ser as causadoras desses problemas.
As informações coletadas pelo drone são analisadas pelo software, selecionando as culturas danificadas sobre as quais é necessário aplicar medidas de controle de alta precisão.
Drone pulverizador a gasolina vale a pena?


Os drones a gasolina possuem um gasto extra, como você já deve imaginar. Como são movidos a gasolina, essa é uma despesa necessária.
Contudo, é importante notar que eles têm um tempo maior de atividade, pois não tem uma bateria ligada a eles. Portanto, o tempo pode ser otimizado.Qual o melhor drone pulverizador com capacidade de 20 litros?


DJI Agras T20 é o drone pulverizador com maior capacidade de carga da DJI, com a capacidade de carga de até 20 litros de agroquímico.
Com um desempenho poderoso e excelentes capacidades para pulverizar agentes agroquímicos, o DJI T20 pode realizar operações de forma autónoma em diferentes tipos de terreno.
O drone pulverizador DJI Agras T20 tem uma capacidade de carga útil de até 20 litros que, em combinação com a sua largura de pulverização de 7 metros, torna o funcionamento mais eficiente do que nunca.
Com um sistema de pulverização total, o DJI T20 permite aos seus utilizadores definir parâmetros de voo e funcionamento com grande facilidade.
Com o seu sistema de posicionamento de alta precisão centítmétrica RTK integrado, permite gravar a trajetória a níveis centimétricos, o que dá consideravelmente mais força nas operações e garante uma pulverização de alta precisão em todos os tipos de culturas
Além disso, o DJI Agras T20 está equipado com um radar digital omnidirecional capaz de detectar obstáculos de cada uma das direções horizontais.
Também, ele pode contornar obstáculos automaticamente enquanto voa sobre diferentes tipos de terrenos, o que garante um alto nível de segurança operacional.
Com um design robusto, o drone de pulverizador DJI Agras T20 dobra-se e desdobra-se em segundos, tornando-o portátil em comparação com outros drones agrícolas. O drone pulverizador com tanque de 20 litros e a bateria podem ser trocados, o que reduz o tempo de inatividade e aumenta consideravelmente o fluxo de trabalho.
Vantagens do uso de drones na agricultura


Na agricultura, os drones podem ser usados para diversos fins:
- Obtenção de imagens multiespectrais: As imagens multiespectrais obtidas com o drone medem o vigor das plantas com base na radiação que as plantas emitem ou refletem. Através destas imagens pode-se conhecer o estado de saúde e crescimento da sua colheita.
- Imagens térmicas: as imagens térmicas permitem detectar o estresse hídrico na planta (em momentos de estresse hídrico a planta fecha os estômatos, o que produz um aumento da temperatura). Isso otimiza o uso da água e aplica estratégias de irrigação de precisão.
- Topografia: as imagens feitas por drones agrícolas também permitem levantamentos topográficos do terreno, o que pode ser muito útil em grandes projetos agrícolas. Além disso, o uso de drones já tem aplicação em questões relacionadas a cadastro e propriedade.
- Aplicação fitossanitária: a tecnologia de drones para pulverização também é outra opção, pois permite a aplicação de produtos fitossanitários a partir do ar. Isso se apresenta como um grande desafio e uma oportunidade para o futuro nas aplicações de precisão e na luta pela redução do impacto ambiental causado pela agricultura.
Desvantagens do uso de drones a gasolina
- Seus motores de combustão o tornam um pouco mais barulhento que seu drone elétrico.
- O drone a gasolina tem um combustível inflamável, então ter algum acidente pode causar um grande problema. Porém um bom piloto profissional não deve ter problema relacionado com algum acidente e esses drone são considerados muito seguros e ”a prova” de falhas mecânicas.