Os drones são veículos voadores não tripulados. Atualmente tem diferentes funções que são fundamentais dentro da sociedade, desde propostas comerciais até o resgate de pessoas.
Para entender, um drone viria a ser como o clássico avião de aeromodelismo, mas muito mais sofisticado. Seu design com câmeras, GPS e sensores de todos os tipos, foi inicialmente desenvolvido para ser usado em círculos militares, como missões espiãs e até mesmo carregando mísseis de guerra para disparar contra alvos controlados remotamente.
Nos últimos anos, graças à descida dos preços de fabricação, o uso desses aviões foi ampliado e podemos dispor dessa tecnologia para outras funções mais nobres, como pesquisa científica ou entretenimento. Tenha em mente que comprar um drone é 60 vezes mais barato que um helicóptero e os custos operacionais são muito mais baixos.
Agora que você já sabe que os drones são veículos voadores, vamos ver para que eles servem.


Os drones são veículos voadores, mas para que servem?
No momento, eles já têm várias funções ganhas na sociedade e tantas outras que estão em plena fase de experimentação.
1. Eventos


Nós os vimos pela primeira vez na Copa do Mundo de futebol aqui no Brasil sobrevoando o campo, mostrando de cima o jogo com os melhores ângulos, como nenhuma outra câmera podia.
Recitais, desfiles de moda e até protestos, são capturados por esses mini helicópteros que como vantagem podem voar mais baixo e mais perto das pessoas do que um helicóptero real e tem muito mais chances de manobra.
De fato, os drones abrem toda uma nova gama de possibilidades para o jornalismo fotográfico e os cineastas.
2. Entrega


Isto parece realmente ficção científica: Na Rússia e em Israel os drones já se encontram fazendo envios de pizza. Na China, a empresa de correio SF Express envia através de pequenos helicópteros.
Os Estados Unidos também não ficaram para trás na tendência, já que a Amazon, uma das maiores empresas de comércio eletrônico do país, lançou um vídeo promovendo o envio de produtos em 30 minutos graças a um drone.
3. Situações de emergência


Os drones se destacam por sua eficácia em situações de limite, especialmente em áreas que são isoladas ou de difícil acesso. A importância do seu uso foi demonstrada, por exemplo, em áreas que foram atingidas por desastres naturais.
Sua velocidade de voo permite percorrer áreas enormes em muito pouco tempo. Permitindo levar a ajuda necessária, transferência de bancos de sangue ou numa fase prévia para avaliar a ajuda necessária na área ou a forma de chegada ao local.
4. Busca de pessoas


A possibilidade de voar a baixa altitude junto com uma câmera de alta qualidade que transmite em tempo real, permite o reconhecimento imediato de pessoas perdidas em florestas ou montanhas, por exemplo.
5. Vigilância fronteiriça


A Espanha começará a usá-los através da Guarda Civil, para controlar as receitas marítimas. Da mesma forma, os Estados Unidos estão avaliando seu uso para controlar a fronteira mexicana e assim dissuadir possíveis imigrantes ilegais e o tráfico de drogas.
6. Áreas rurais


Os agricultores vêm tirando muito proveito dos drones, pois os utilizam em diferentes funções:
Por um lado, graças às fotos e vídeos de alta definição possibilita o monitoramento de grandes dimensões que de outra forma seria impossível transitar.
Os melhores equipamentos para topografia podem percorrer mais de mil hectares em apenas uma hora, permitindo a localização precoce de pragas ou ervas daninhas.
Por outro lado, essas naves sem tripulação são usadas para o controle do rebanho.
Também é usado para fins imobiliários, dá aos agricultores a possibilidade de mostrar com precisão as características de uma propriedade em poucos minutos.
Finalmente, na Ásia, estima-se que existam cerca de 2400 drones usados para espalhar pesticidas e fertilizantes em grandes terrenos rurais.
7. Controle de incêndios florestais


Na Espanha foram criados os primeiros drones especialmente concebidos para a prevenção e controle de incêndios florestais. Sua tarefa é reunir as informações necessárias para antecipar o máximo possível a prevenção e expansão de incêndios.
8. Investigações arqueológicas


São utilizados para procurar e analisar restos arqueológicos graças à sua capacidade de percorrer e tirar fotografias de áreas extensas.
No Peru, os drones foram usados para estudar as ruínas do Cerro Chepén, obtendo mais de 700.000 fotografias em apenas dez minutos, quase 50 vezes mais fotos do que as que podem ser obtidas por outros meios.
9. Fins geológicos


Em todo o mundo, os drones são usados para acessar áreas perigosas para o ser humano. Tal é o caso dos vulcões em atividade.
Os drones são capazes de tirar amostras do interior do vulcão e das cinzas que emite, permitindo prever erupções, conseguindo alertar com maior antecedência as populações próximas.
Por outro lado, essa informação também é usada para aprofundar a pesquisa científica do estudo do centro da terra.
Da mesma forma, foram utilizados drones para estudar e tentar prever a rota de um furacão.
10. Manipulação de materiais nocivos


Como dissemos, os drones são usados para tarefas que são muito perigosas para o ser humano. Permitindo a manipulação, limpeza e estudo de materiais nocivos para a saúde das pessoas.
No Japão, mais precisamente em Fukushima, foram utilizados drones para obter uma visão precisa do interior do reator nuclear com o objetivo de elaborar um plano de limpeza e prevenção de futuros vazamentos.
A utilização do drone neste caso foi fundamental, uma vez que foi possível aceder a áreas que nenhum ser humano poderia tolerar dado o alto índice de radiação na área.
Conclusão
A utilização dos drones para diversos fins está aumentando ano após ano assim como as tecnologias se desenvolvem e a criatividade humana enxerga uma nova possibilidade para os veículos aéreos não tripulados.
Assim como é impressionante pensar que a 15 anos atrás os celulares não tiravam fotos e pela aparência e peso tinham apelidos de tijolão, nos apostamos que os drones vão assumir um papel comum na sua vida assim como os celulares, seja para entregas de delivery, fotografia e filmagens ou tantas outras possibilidades que nem imaginamos por enquanto.