À medida que mais indústrias buscam soluções modernas e inventivas para problemas de sustentabilidade, produtividade e outros desafios, a tecnologia de drones tornou-se mais comum em uma ampla gama de indústrias. De fato, o uso de drones agrícolas se intensificou nos últimos anos.
Na agricultura, o clima é imprevisível, os problemas de irrigação, o controle de pragas e até mesmo as doenças das culturas podem ter um grande impacto na gestão e eficácia das fazendas.
Embora os métodos tradicionais para lidar com esses problemas ainda sejam possíveis, são caros, demorados, muitas vezes prejudiciais ao meio ambiente e muito complicados para todos os envolvidos.
Os drones agrícolas oferecem a oportunidade única de agilizar o trabalho de várias maneiras, tirando a carga dos próprios agricultores e colocando-a em mãos de pilotos de drones.


Por que os drones agrícolas são necessários?
Um dos desafios cada vez mais complicados enfrentados pelas indústrias agrícolas é tomar as decisões certas que otimizem o desempenho dos campos. As opiniões baseadas na intuição, sobre como gerir as culturas para obter o melhor rendimento, estão caindo por terra.
O avanço da tecnologia e a incorporação de drones agrícolas, está alcançando uma melhoria notável no que é conhecido como agricultura de precisão.
Graças à coleta de dados que os drones fornecem, hoje é possível maximizar o desempenho dos campos, além de administrar as explorações agrícolas de forma muito mais eficiente, controlando, além disso, o impacto ambiental.
Usos dos drones na agricultura
O uso de drones na agricultura faz parte de uma tendência emergente de usar tecnologias avançadas em operações agrícolas que permitem que os agricultores otimizem seu fluxo de trabalho e usem os recursos com mais eficiência.
Os drones têm uma ampla gama de usos na agricultura, no entanto, seus principais usos são a aquisição de dados altamente detalhados através do uso de diferentes sensores.
Esses dados podem então ser transformados em diferentes tipos de mapas e modelos 3D da área, esses mapas podem ser usados para analisar a saúde das culturas, detectar doenças e estresse em plantas e identificar problemas de irrigação.
Outro uso emergente de drones é a pulverização de produtos químicos para combater doenças e pragas, além de espalhar fertilizante e plantar sementes.
5 benefícios do uso dos drones agrícolas
Agora vamos explorar como os drones podem ser usados para a agricultura, mais especificamente.
Veja também os melhores cursos para pilotos de drones.
1. Estimando a condição do solo


A agricultura inteligente é orientada por dados, permitindo que os agricultores tomem medidas com base em informações precisas sobre as condições do solo. A extração desses dados já envolveu visitas físicas ao campo e a coleta de métricas manualmente.
Equipados com sensores inteligentes de agricultura, os drones podem coletar e entregar esses dados – escusado será dizer que eles também podem fazê-lo de maneira mais rápida e precisa.
2. Plantando culturas futuras


O solo é preparado para o plantio e um drone dispara sementes nele, em vez de usar técnicas de plantio desatualizadas. O uso de drones para o plantio de sementes é relativamente novo, mas algumas empresas estão experimentando essa abordagem.
3. Combatendo infecções e pragas


Os drones agrícolas não só podem informar os agricultores sobre as condições do solo usando tecnologia térmica, multiespectral e hiperespectral, mas também podem detectar áreas de campo infligidas por ervas daninhas, infecções e pragas.
Com base nesses dados, os agricultores podem decidir sobre as quantidades exatas de produtos químicos necessários para combater as infestações e não apenas ajudar a reduzir as despesas, mas também contribuir para uma melhor saúde no campo.
4. Pulverização agrícola


Fazendas inteligentes também usam drones para pulverização agrícola, o que ajuda a limitar o contato humano com fertilizantes, pesticidas e outros produtos químicos nocivos.
Os drones podem lidar com essa tarefa de forma mais rápida e eficiente do que veículos e aviões; eles também são uma ótima alternativa para fazendas que ainda usam trabalho manual.
Os drones também são insubstituíveis quando se trata de tratamento de manchas. Eles podem detectar áreas infectadas com sensores e câmeras e trabalhar nelas enquanto deixam a parte saudável do campo intacta. Isso não apenas economiza tempo e aumenta a segurança, mas também ajuda a reduzir as despesas.
5. Vigilância de culturas


Os campos agrícolas ocupam grandes áreas, e muitas vezes é quase impossível estimar o estado geral das culturas.
Ao usar drones para mapeamento agrícola, os agricultores podem se manter atualizados sobre a saúde das plantas em uma área específica e indicar quais áreas de campo exigem atenção.
Para estimar o estado das culturas, os drones inspecionam o campo com câmeras infravermelhas e determinam as taxas de absorção de luz. Com base em informações precisas e em tempo real, os agricultores podem tomar medidas para melhorar o estado das plantas em qualquer local.
Tipos de drones usados na agricultura
Os drones para uso agrícola vêm em dois tipos, drones de asa fixa e multicóptero. Os drones de asa fixa são mais robustos, podem suportar condições climáticas adversas e geralmente têm um tempo de voo mais longo do que os drones com hélices. No entanto, os drones de asa fixa são mais caros, e seu design exige que eles tenham uma grande área para decolar e pousar.
Os drones multicóptero são muito mais versáteis, são mais fáceis de voar e são muito mais baratos do que os drones de asa fixa.
Não apenas os drones com hélices podem ser usados para fotogrametria, mas seu design também permite que eles sejam usados para pulverização de precisão de pesticidas, fertilizantes e até mesmo semeadura.
Veja também o quem inventou os drones
DJI Phantom 4 RTK


O DJI Phantom 4 RTK é um drone que usa a tecnologia Cinemática em Tempo Real (RTK). Essa forma de posicionamento permite que ele seja usado para agricultura de precisão e aplicações de mapeamento.
O drone pode voar até 30 minutos, tem um alcance operacional de até 7 quilômetros e captura imagens a 20MP.
É um ótimo drone para mapeamento e modelagem 3D de terras agrícolas e pode fornecer precisão de nível de centímetro que ajudará na contagem de plantas, medindo a altura e densidade da cultura e inspecionando a saúde da cultura.
DJI Agras T30
Este é um drone agrícola projetado para pulverização de culturas. Tem uma capacidade de 30L e tem um tempo máximo de voo de 15 minutos (dependendo da carga).
Pode cobrir 12 hectares em uma hora e vem com um sistema de pulverização otimizado e vem com 8 bicos que têm uma largura de pulverização de 7 metros.
O drone pode ser usado para pulverização, fertilização e até mesmo semeadura. Ele foi construído para voar em condições climáticas adversas e pode voar de dia e noite e possui um sistema avançado de prevenção de obstáculos para voar mais seguro.
DJI Agras T16
É semelhante ao T30, mas tem uma capacidade de carga útil de 16 litros, pode cobrir 10 hectares em uma hora e vem com a tecnologia RTK GNSS e um sistema avançado de prevenção de obstáculos.
Conclusão
A indústria agrícola está usando métodos agrícolas de precisão e inteligentes para encontrar maneiras inovadoras de aumentar seu rendimento, reduzir despesas e melhorar a saúde das culturas.
Os drones estão tendo um impacto positivo na agricultura e é provável que essa tendência continue à medida que a tecnologia de drones é utilizada cada vez mais na indústria agrícola.