Esta revisão do DJI Phantom 4 Pro V2.0 examina os excelentes recursos, especificações e perguntas mais frequentes deste drone superior para cinematografia aérea.
Ao longo da revisão, respondemos às suas perguntas frequentes sobre a linha Phantom 4 Pro V2.0, o limite de altura, altitude, frequência, sensores para evitar obstáculos, o cardan, câmeras, compatibilidade com óculos DJI e muito mais.
No início de 2019, a DJI anunciou que pararia de produzir o Phantom 4 Pro. Depois de alguns meses, parecia que essa alta especificação e o amado drone Phantom 4 Pro V2.0 não retornaria ao mercado.
Então, em janeiro de 2020, o Phantom 4 V2.0 foi lançado de volta ao mercado com avanços técnicos adicionais.


Drone Phantom 4 Pro V2.0 vantagens e desvantagens
Prós
- Grava em 4K
- Excelente tempo de voo de 28 minutos
- Sensores para evitar obstáculos
- Melhor sistema de conexão entre o drone e o controle
- Controle de longa distância
- Regresso a casa
- Detecção de obstáculos à frente e atrás
- Modos de voo automatizados
- Modo Sport de alto desempenho
- Lente de 24 mm
- Reconhecimento e rastreamento de objeto ou pessoa
- Vídeo 4K de 60 fps, imagens RAW e JPG de 20MP
- Câmera com sensor de 1 polegada
Contra
- Modelo pesado prejudicando a portabilidade
- Câmera embutida o que não permite a troca caso deseje
Phantom 4 Pro V2.0 Preço


Pacote básico (R$21.099,00)
– Drone Phantom 4 Pro V2.0
– Controle remoto
– 2 Pares de Hélices Sobressalentes
– 1 Bateria Inteligente de Voo
– Carregador de Bateria
– 1 Cabo USB – Micro USB
– 1 Protetor de Gimbal
– 1 Carregador de Baterias e Controle Remoto
– 1 Case de Isopor
– 1 Cartão de Memória Micro SD 32Gb
– Manual
Características do Phantom 4 Pro V2.0
Design: construção premium e design atencioso


Se não fosse pela DJI se superando e lançando a série de drones Mavic, provavelmente estaríamos falando sobre o quão pequeno e portátil o Phantom é comparado à concorrência. No entanto, como o Mavic 2 Pro existe, o Phantom 4 Pro não parece tão compacto.
Ainda é verdade que o DJI Phantom 4 Pro V2.0 é enviado em um belo estojo reutilizável completo com uma alça para transporte, e tudo fica bem dentro, tornando a portabilidade muito simples.
Considerando tudo, o Phantom ainda é um drone relativamente pequeno, mas não é a menor opção ou mais portátil para os compradores atualmente.
Quando se trata de qualidade de construção, o Phantom foi construído a partir de materiais relativamente leves por uma questão de praticidade para um dispositivo aéreo, mas tudo na construção parece sólido como rocha. O drone é tão premium quanto você pode esperar em um drone desse tamanho e classe.
Uma das maiores áreas de melhoria no DJI Phantom 4 Pro V2.0, quando medido em relação ao seu antecessor, é a câmera. A DJI atualizou o dispositivo para incluir um sensor de 1 polegada que tira fotos e vídeos realmente impressionantes.
Temos muito a dizer sobre a câmera, mas guardarei a maior parte dela para a seção da câmera mais adiante nesta revisão.
Conheça o novo drone da líder mundial: DJI Mavic 3
Processo de configuração: simples o suficiente, mas com reservas


Embora a DJI tenha feito um trabalho bastante bom, tornando a configuração fácil e acessível, não há como contornar o fato de que ainda há muitas etapas envolvidas, muita leitura e familiarização que devem ser feitas antes do voo.
Devido a todos os recursos que a DJI embalou neste produto, isso significa que há algum esforço necessário antes que você realmente conheça o drone, o controlador e o software.
Começando com a montagem, a primeira coisa que os usuários devem fazer é remover o corpo do drone da caixa e prender as hélices, certificando-se de combinar hélices com anéis pretos com motores com pontos pretos e hélices com anéis de prata com motores sem pontos pretos.
A instalação dessas hélices é tão simples quanto pressioná-las na placa de montagem e girá-las na direção de bloqueio marcada até ficarem presas.
A DJI fornece códigos QR no guia de início rápido, tanto para baixar o aplicativo DJI GO 4 quanto para assistir a vídeos tutoriais que eles criaram.
Tenha em mente que tanto a bateria, quanto o controle remoto, precisam ser carregados e, embora a bateria leve cerca de 1 hora e 20 minutos, o controlador leva impressionantes 3 horas e 40 minutos.
Então vá em frente e conecte os dois, e talvez aproveite a oportunidade para assistir a alguns tutoriais enquanto isso.
Quando estiver carregado e pronto, é hora de se preparar para o voo. Conecte seu telefone ou tablet ao controle remoto, ajuste a braçadeira e conecte o dispositivo usando um cabo USB.
Ligue a aeronave e o controle remoto pressionando o botão liga/desliga uma vez, soltando e, em seguida, pressionando e segurando até ligar.
Por fim, inicie o aplicativo DJI GO 4 para concluir a configuração pela primeira vez e decolar.
Controle: maravilhoso de operar


Os controles são realmente onde o DJI Phantom 4 Pro V2.0 começa a brilhar. Este Phantom não é apenas fácil de voar para iniciantes, mas também contém muitas formas graduadas de controle manual para permitir um controle de voo satisfatório para aqueles no lado mais profissional.
A parte frontal do controle remoto possui duas antenas, um suporte para tela/telefone, dois controles, um botão Return To Home (RTH), uma série de indicadores LED de status e um botão liga/desliga.
Na parte superior, você encontrará um botão de suspensão/vigília, microfone, interruptor de modo de voo (modos P, S e A), botão de gravação de vídeo, discagem gimbal, porta micro USB (para atualizações de firmware), um slot para cartão microSD, discagem de configurações da câmera, botão de pausa de voo inteligente, porta HDMI e porta USB.
A parte traseira do controlador possui dois botões personalizáveis (selecionados através do aplicativo DJI GO 4) e uma porta de alimentação.
Modos de voos: muitas funcionalidades


Uma vez que você esteja fora do chão, é hora de voar.
Durante o voo, você pode alternar entre os modos P, S e A alterando a posição do interruptor do modo de voo localizado na parte superior do controle remoto.
P, ou modo de posicionamento, funciona melhor com um sinal GPS forte e usa GPS, o sistema de visão e o sistema de detecção infravermelha para manter o dispositivo estável, evitar obstáculos e rastrear objetos. Somente no modo P você pode acessar o TapFly e o ActiveTrack.
O modo S (esporte) ajusta o manuseio para máxima manobrabilidade e desbloqueia a velocidade máxima de voo do drone de 45 mph.
Tenha em mente que os sistemas de detecção e prevenção de obstáculos estão desativados neste modo, então você precisará ter muito cuidado.
Finalmente, o modo A (atitude) usa apenas o barômetro para posicionamento e controle de altitude, para uso quando o sistema de visão e o sistema GPS não estão disponíveis (ou apenas por escolha do usuário).
O DJI Phantom 4 Pro V2.0 também contém uma grande variedade de modos de voo inteligentes. O TapFly, por exemplo, permite que os usuários simplesmente toquem no local desejado na tela e façam com que o drone voe automaticamente para lá, evitando obstáculos e ajustando a elevação conforme necessário.
O ActiveTrack permite que os usuários toquem para selecionar um assunto (pessoas, bicicletas e carros são ideais) e fazer com que o drone siga automaticamente o assunto selecionado usando os modos Trace (rastreamento a uma distância constante), Spotlight (mantêm a câmera apontada automaticamente para o assunto) ou Perfil (como rastreamento, mas na frente do lado).
Finalmente, o modo Terrain Follow utiliza o sistema de visão descendente para tentar manter uma altura constante do solo (entre um e 10 metros) em terreno irregular e em mudança. Oficialmente, a DJI só recomenda o uso dessa função em pastagens e em encostas não superiores a 20 graus.
Qualidade da câmera


A qualidade da foto e do vídeo do sensor aprimorado de 1 polegada no DJI Phantom 4 Pro V2.0 é extremamente impressionante, e um verdadeiro testemunho de quão longe o cinema aéreo chegou em apenas alguns anos.
A lente de 24 mm se abre para f/2.8 na maior largura e f/11 no mínimo, ao mesmo tempo em que fornece uma imagem nítida e limpa em todo esse espectro.
No modo Foto, a câmera lida com uma faixa ISO de 100-3200 durante o modo Automático, mas até 12800 no modo Manual. No modo Vídeo, o intervalo ISO é idêntico para o modo Automático, mas chega a 6400 durante o modo Manual.
No máximo, o DJI Phantom 4 Pro V2.0 tira fotos de 20 megapixels.
A qualidade do vídeo é excelente, fornecendo imagens de 100 Mbit 4K (3.840 x 2.160) e C4K (4.096 x 2.160) em codecs H.265 e H.264 a 24/25/30 quadros por segundo (fps). 60fps também está disponível, mas é limitado apenas a H.264.
Desça para 1080p e o DJI Phantom 4 Pro V2.0 dispara a 120 fps em ambos os codecs. A nitidez também é incomparável no Phantom 4 Pro, oferecendo resultados muito nítidos e satisfatórios.
Desempenho e alcance: longe e rápido


Do ponto de vista do voo, o DJI Phantom 4 Pro V2.0 é um sonho de voar e tem um desempenho extremamente bom. É rápido (até 45 MPH rápido no modo S), responsivo e o alcance máximo de transmissão é de 65 km.
Este é certamente um grande salto, embora não tenhamos certeza de quantas pessoas estão realmente aproveitando esse recurso.
No entanto, ter o aumento máximo certamente ainda é uma vantagem, já que o alcance será drasticamente reduzido em cenários de transmissão não ideais.
Bateria: muito respeitável


A bateria do DJI Phantom 4 Pro V2.0 é avaliada em até 30 minutos de voo. Raramente vemos drones atingirem todo o tempo anunciado em cenários ao ar livre, e a quilometragem varia significativamente de usuário para usuário, mas esse está definitivamente dentro de um alcance aceitável.
Um dos aspectos mais bem-humorados do Phantom 4 Pro é que o controle remoto tem uma bateria maior do que o próprio drone (6000mAh e 5870mAh, respectivamente).
Software: bom design de aplicativo, com algumas reservas


A maioria dos drones no portfólio da DJI opera usando o aplicativo DJI GO 4, incluindo o Phantom 4 Pro V2.0. Ficamos bastante felizes com o desempenho deste aplicativo e sua variedade de recursos.
Se você está acostumado a revisar câmeras com sistemas de menu confusos, o aplicativo DJI GO 4 é uma surpresa agradável. Seus destaques são seus diagramas, ilustrações e iconografia.
No entanto, mesmo que não tenhamos tido nenhum problema com o aplicativo, vale a pena notar que ele tem uma classificação bastante inferior nas lojas de aplicativos da Apple e do Android.
Os problemas comuns, segundo os usuários, são que o drone e o aplicativo às vezes perdem a conexão, e que as atualizações do aplicativo quebravam certos recursos ou exigiam atualizações de firmware.
DJI Phantom 4 Pro V2.0 vs. DJI Mavic 2 Pro


Esta é a única comparação significativa com a qual alguém se preocupa quando se trata do Phantom 4 Pro.
O DJI Mavic 2 Pro não só tem preços idênticos e tem funcionalidade quase idêntica, como também é significativamente menor e se dobra para ser minúsculo o suficiente para caber em uma mochila.
Isso é um grande divisor de águas para a maioria das pessoas. Mas o Mavic 2 Pro é uma atualização completa do Phantom 4 Pro V2.0? Não totalmente.
O Phantom 4 Pro ainda vence em algumas áreas em desempenho e estabilidade da câmera, ganhando às vezes porque o tamanho do dispositivo o torna mais estável no ar.
De fato, ainda há muito o que gostar no Phantom 4 Pro, mesmo diante do Mavic 2 Pro.
Conclusão


O DJI Phantom 4 Pro V2.0 é uma alegria absoluta de operar e uma máquina muito fácil de lidar para pessoas não tão experientes.
Se você chegou ao ponto em que está pronto para comprar, a única recomendação que fazemos é que você avalie o Mavic 2 Pro para ver se ele não se encaixa no que você deseja.