Se você está pensando em comprar um drone para si mesmo, seu filho ou para começar uma nova carreira, provavelmente está se perguntando “É difícil pilotar drones?”.
De fato, pilotar um drone é relativamente fácil e qualquer um pode fazê-lo. A maioria das pessoas pode fazer isso em apenas alguns minutos tentando. Então, sim, você também pode pilotar um drone!
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como pilotar drones, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!


Pilotar um drone pode ser uma profissão cara
Voar drones com uma câmera de nível profissional é uma profissão cara. Muitas pessoas querem começar seu próprio negócio de drones. Mas eles não entendem o custo total necessário para fazer a coisa certa.
Você não só precisa comprar um drone, mas também precisa comprar baterias extras, um estojo de viagem, etc. para concluir a configuração do equipamento.
Além disso, você deve conseguir usar software de edição de imagens, como Photoshop e Lightroom. Eles não são gratuitos e exigem uma assinatura mensal. Você terá que usá-los caso alguns clientes peçam para você editar os arquivos.
Para os fotógrafos, é bom ter uma lista de movimentos cinematográficos em mente. Isso economizará alguma vida útil da bateria e você poderá tirar várias fotos com mais eficiência.
Para fotos e vídeos, a composição é definitivamente fundamental. O domínio do seu drone será muito útil à medida que você viajar mais.
7 dicas úteis para pilotar um drone
O mundo da fotografia é extremamente emocionante. Ter aquelas fotos que ninguém mais tirou antes é um dos melhores sentimentos como criador de conteúdo.
Isso foi revolucionado nos últimos anos com a chegada e a melhoria constante de câmeras voadoras, ou conhecidos como drones.
Portanto, trazemos algumas dicas que você deve seguir para melhorar sua capacidade de pilotar esses drones, cuidando da sua segurança, bem como do seu drone e obtendo as melhores fotos possíveis.
1- Verifique constantemente o nível da bateria


Algo indispensável para a operação do seu drone é estar ciente dos níveis da bateria. Lembre-se de que o tempo de voo com uma bateria totalmente carregada geralmente não excede 30 minutos.
É por isso que, se você planeja fazer voos longos, deve estar ciente do nível da bateria do drone que voa. Você definitivamente não quer ter que fazer um pouso de emergência longe de onde está.
Quando a bateria do seu drone tiver apenas 20% de carga restante, ele enviará uma mensagem pedindo que você retorne o drone, mas se atingir 10% de carga, ele começará a pousar no ponto em que está localizado, evitando danificar o drone em uma queda.
Em outras palavras, não é recomendado que as baterias de um drone atinjam níveis muito baixos. Como resultado pode danificá-lo permanentemente.
2. Tenha baterias suficientes disponíveis


Outro erro que acontece com muitos, e que você definitivamente deve tentar evitar o máximo possível, é carregar baterias insuficientes.
Como já mencionamos antes, o tempo de carregamento da bateria geralmente é curto devido à energia que um drone precisa para voar e manter toda a conectividade. Se você carregar poucas baterias, o tempo efetivo para pilotar seu drone será consideravelmente reduzido.
Além disso, você deve considerar que as bases de carregamento para várias baterias são úteis, mas não rápidas.
Elas aplicam a carga sequencialmente, então carregam apenas uma bateria de cada vez. É por isso que você deve planejar o uso de seus drones com bastante antecedência para ter todo o tempo de voo garantido.
3. Planeje a área onde você quer voar


Como bons fotógrafos, todos nós procuramos tirar fotos que são realmente diferentes. Portanto, procuramos aqueles lugares inexplorados ou onde ninguém sequer imaginou fazer vídeo, ou fotografia. Mas você não deve se aventurar sem primeiro revisar diferentes zonas de voo permitidas.
Por razões de segurança, cada país estabelece áreas onde os drones não podem ser usados, de modo a não prejudicar o tráfego aéreo ou por razões de segurança. Esses tipos de áreas geralmente estão perto de aeroportos, edifícios de segurança nacional, etc.
Mas não se preocupe, você não deve conhecê-los de cor, porque cada drone já os configurou em seu GPS. No caso da DJI, você pode encontrar as zonas de restrição de voo, áreas de altitude limitada e áreas onde é necessária uma autorização para decolar com drones.
Mas o que é DJI? A DJI é uma empresa líder no setor de drones e que você realmente deve conhecer para adquirir um bom equipamento.
4. Cuide da sua segurança e do seu drone


Cuidar da sua segurança e do seu drone é um passo importante que você deve dar antes de voar e durante o voo.
Lembre-se de que as hélices giram a uma velocidade muito alta e, em caso de manuseio incorreto, você pode prejudicar a si mesmo ou a outras pessoas. Portanto, leve em conta as seguintes dicas:
· Verifique completamente o seu drone antes de iniciar o voo.
· Se você for realizar um trabalho de reparo, certifique-se de fazê-lo sem a bateria no lugar.
· Sempre que você voar dentro de casa, coloque o protetor de hélice para evitar qualquer tipo de acidente.
· Mantenha os dedos longe das hélices no momento em que elas estiverem se movendo.
· Mantenha seu drone sempre à vista para você poder reagir facilmente a qualquer tipo de obstáculo.
· Evite sobrevoar multidões de pessoas. Pode ser muito perigoso fazê-lo, além do fato de que é uma das principais contraindicações.
5. Evite movimentos bruscos


Todos nós tentamos fazer o nosso melhor quando o assunto é pilotar drone. Conseguimos isso graças à ajuda tecnológica que temos em cada aeronave e à sua poderosa câmera.
A diferença entre uma boa foto e uma foto normal é a maneira como você pilota o seu drone, além de ser capaz de prever os momentos chaves para o click perfeito.
Para obter as melhores imagens, tente fazer movimentos mais lentos. Além disso, não é necessário levar seu drone a uma altitude excessiva. O mais importante é voar a uma altitude regular, mas com movimentos lentos e fluidos.
6. Tenha cuidado com o clima


Não controlamos o clima portanto por mais que espere um dia de sol, pode ser surpreendido com uma grande tempestade.
A previsão meteorológica nem sempre são totalmente corretas. No entanto, nunca é demais revisar quais são as previsões para a sua sessão de voo.
A previsão de chuva é importante para planejar a sessão, além de considerar a velocidade do vento no local aonde você estará voando também é importante.
7. Mantenha seu drone à vista


Esta é uma das dicas mais importantes para pilotar seu drone com segurança. Embora a tecnologia de alguns modelos inclua um grande número de sensores e funções automáticas, você não deve confiar inteiramente nisso. Em outras palavras, mantenha seu drone sempre à vista, principalmente sendo um piloto iniciante.
Enquanto isso, se perder de vista o seu drone, basta ativar a função ”return home” que o traz de volta para o ponto de partida. Claro, tenha cuidado com os níveis de bateria e certifique-se de ter bateria suficiente para a viagem de volta e não precisar pousá-lo em qualquer lugar.
Se você não tiver esse recurso ativado, não deve perder a paciência. Tente achar seu drone comparando as imagens que aparecem no seu controlador com o que está vendo para depois disso, trazê-lo manualmente até você.
Conclusão
Hoje em dia, existem muitos drones incríveis. O DJI Mavic 3, o último lançamento da DJI, possui câmeras e sensores de última geração que certamente vão facilitar e muito o seu trabalho.
Algumas grandes atrações, como a Disneylândia ou parques temáticos / aquáticos cheios de turistas, não permitirão a entrada de drones, mas geralmente terão armários do lado de fora para você poder pagar para armazenar seu drone. É bom perguntar com antecedência, para você poder optar por deixar seu drone no hotel naquele dia.
Tenha em mente que outros lugares precisam de licenças para voar, enquanto certas cidades também têm estatutos específicos nos quais você simplesmente não pode voar para lugar nenhum.
Se você quiser saber mais sobre os lançamentos de drones, não deixe de acompanhar os artigos aqui do blog!