Você quer saber quanto ganha um piloto de drone agrícola? Essa é uma dúvida que está se tornando cada vez mais frequente. Afinal de contas, os usos dos drones na agricultura tem se intensificado bastante.
Por isso, se você quer saber mais sobre quanto ganha um piloto de drone agrícola, continue lendo esse artigo que preparamos para você!


Quanto ganha um piloto de drone agrícola?
O salário destes perfis profissionais depende da posição que desempenham, bem como das suas funções. Um piloto de drones que se dedica a fazer gravações não recebe o mesmo salário que aqueles que realizam pulverizações. Eles cobram pela ação que executam e responsabilidade.
O salário também é influenciado pela experiência do profissional. Assim, um piloto recém formado receberá um salário mais baixo do que outro com 5 ou 10 anos de experiência.
Uma diária tem um valor médio entre R$ 1000 e R$ 2.500, e esse valor pode aumentar consideravelmente dependendo do equipamento utilizado. Portanto, é possível prever que o salário médio de um piloto de drone agrícola é de 6 mil dólares por mês, podendo chegar até 10 mil dólares, em alguns casos.
Veja aqui: Guia definitivo dos drones agrícolas
4 funções do uso de drones na agricultura


Controle da irrigação correta das culturas
Uma das vantagens do uso de drones que apresenta diversas funções para a agricultura é a capacidade de ter, de um ângulo de visão semelhante ao que um pássaro teria, uma visão geral de uma grande parcela de terra cultivada.
Assim, através de sensores térmicos e câmeras multispectrais, é possível controlar de forma muito mais simples e precisa o nível de irrigação da cultura.
Assim, o agricultor pode controlar com precisão quais áreas de sua terra estão muito secas, ou qual parte da lavoura deve ficar exposta a um possível excesso de água.
Desta forma, pode ser melhor manejado não só pela quantidade de água necessária, mas também como deve ser distribuída para uma maior eficiência da cultura.
Não é necessário ter um drone especial projetado para realizar tarefas relacionadas ao controle da irrigação de culturas. Basta que a aeronave possa ser equipada com os sensores necessários.
Vigilância e controle do estado de saúde das culturas
A grande maioria dos drones destinados a tarefas relacionadas à agricultura geralmente são usados para tarefas de prevenção de riscos que podem prejudicar a colheita.
Além disso, através do uso de câmeras multiespectrais e da criação de mapas digitais com informações que são detectadas, é possível detectar a tempo a perda de saúde por parte da cultura.
Seja por algum motivo ou porque ela está sofrendo de alguma praga, esse tipo de informação obtida com drones possibilita que o agricultor trabalhe na hora certa, para evitar que plantas sejam infectadas e para curar a parte afetada da cultura.
Também é possível monitorar outras variáveis úteis como a fertilidade do solo e se a cultura está madura e pronta para a colheita, mais uma vez se traduzindo em maior eficiência e economia de custos para o agricultor.
Pulverização de culturas com drones


Dentro da agricultura, os drones também podem ser usados para pulverizar e espalhar fertilizante líquido.
As vantagens destas tarefas serem realizadas por drones em relação aos meios tradicionais residem, mais uma vez, na maior eficiência, mas também na maior precisão.
A maior eficiência está em poder regular a altura em que o drone sobrevoa as plantações, para que as gotas de pesticida ou fertilizante sejam espalhadas da maneira mais eficiente possível.
Também permite a automação do processo, bastando configurar a rotação para seguir o drone dentro da lavoura e a aeronave se encarregará de soltar o líquido, geralmente evitando obstáculos de forma autônoma graças aos sensores embutidos.
Uma maior precisão também é uma grande vantagem a ser observada. O uso de drones na agricultura possibilita, por exemplo, que certas áreas não rotacionadas pelo drone sejam marcadas como “proibidas”, e isso é para evitar que o agente químico a ser pulverizado caia nelas.
Isso permite, por exemplo, proteger plantas que não toleram agentes químicos ou qualquer outra área que o agricultor considere inadequada.
Plantio
Os drones também podem ser usados para plantar e espalhar sementes do ar de maneira rápida, eficiente e razoavelmente consistente.
Esta vantagem do uso de drones não se aplica apenas ao nível agrícola, mas também para neutralizar os efeitos dos incêndios florestais e outras grandes massas de vegetação.
Esta é uma qualidade especialmente útil em locais onde, por sua topografia ou outras razões, os meios tradicionais de plantio e reflorestamento são muito caros.
Conclusão


O uso de drones na agricultura tem alguns inconvenientes que, no entanto, são excessivamente compensados por seus benefícios.
Tanto o investimento inicial na compra do sistema não tripulado como os cuidados a ter em conta antes e durante a sua utilização, são facilmente cobertos com os benefícios que os drones trazem ao agricultor apenas durante o primeiro ano de utilização.
As melhorias em eficiência e eficácia não se limitam apenas às tarefas de manutenção das lavouras, mas se estendem a uma maior produtividade da própria terra.
Detecção precoce de pragas, nível de umidade e irrigação de todas as áreas de terra, pulverização automática, plantio aéreo… estes são os principais benefícios e vantagens do uso de drones na agricultura em relação aos métodos tradicionais.