Se você deseja saber mais obre quais as vantagens da topografia com drone, continue lendo esse artigo para saber mais!


Quais as vantagens da topografia com drone?
1. O mesmo trabalho em menos tempo
A coleta de dados com um drone é muito mais rápida do que com sistemas de topografia tradicionais localizados no terreno. Por exemplo, uma equipe de duas pessoas pode levar entre 20 dias ou um mês para coletar os dados de 1000 hectares.
Em vez disso, leva apenas um dia para sobrevoar com um drone entre 500 e 1000 hectares, dependendo dos acessos do terreno. Em suma, o tempo de entrega ao cliente é consideravelmente reduzido.
2. Os custos são reduzidos
A redução do tempo de trabalho tem impacto numa diminuição dos custos do projeto. Até mesmo, você pode fazer trabalhos topográficos sem ter que fechar estradas ou trilhos de trem, tomando os dados durante seu funcionamento, o que leva a menores despesas organizacionais e logísticas.
3. Chegam a áreas de difícil acesso
Áreas inalcançáveis devido às condições do terreno, ou com um elevado grau de perigo, não adequadas para ferramentas de medição tradicionais, podem ser sobrevoadas pelo drone de forma simples e segura.
4. Os riscos pessoais são evitados
A recolha de dados de áreas de acesso complicado (terrenos íngremes, morros…) através de um drone faz com que os operadores trabalhem de forma mais segura, diminuindo consideravelmente a perigosidade nas suas tarefas.
5. Informações gráficas detalhadas
Com a ajuda de drones você pode obter imagens de altíssima resolução, georreferenciadas e disponíveis imediatamente. Uma vez processados através de um software de fotogrametria, conseguem produzir modelos de grande precisão e detalhe.
Os dados gerados também podem ser transferidos para qualquer software CAD, para que engenheiros e construtores possam começar a trabalhar imediatamente a partir de um modelo 3D.
6. Dados mais precisos
Enquanto com as estações totais e os GPS convencionais só podemos obter dados discretos, com o voo de um drone, você pode capturar todas as informações do terreno obtendo uma nuvem densa de pontos (aproximadamente 100 pontos por metro cúbico).
Esta grande quantidade de dados resulta em medições mais precisas que podem ser representadas em vários formatos.
Para que os drones são usados na topografia?


O drone tornou-se uma ferramenta indispensável para a topografia. Tradicionalmente, os topógrafos têm se baseado em ferramentas como estações totais, receptores GPS e scanners a laser terrestres para obter dados espaciais de alta resolução para levantamentos terrestres.
Mas com o avanço contínuo da tecnologia de drones nos últimos anos, eles se tornaram uma excelente ferramenta complementar para a topografia.
O mapeamento de drones utiliza uma técnica chamada fotogrametria para gerar modelos 3D precisos e realistas a partir de imagens 2D.
Ao combinar e processar múltiplas imagens aéreas georreferenciadas, a fotogrametria pode gerar resultados como nuvens de pontos 3D, elevação digital e modelos ortomosaicos.
Um dos principais usos destes pequenos aparelhos na topografia é a realização de mapas topográficos tridimensionais.
Estes mapas em 3 dimensões são gerados com base nas imagens e dados recolhidos pelos drones, que são bastante mais precisos e detalhados do que os desenvolvidos através de sistemas tradicionais.
E é que, além de conseguir mais cobertura e fazê-lo com mais velocidade, os drones podem coletar muita informação.
E isso, juntamente com as fotografias tiradas pelos especialistas topógrafos, fazem com que uma vez tratada toda a informação, os mapas finais tenham a mínima margem de erro.
Por outro lado, no planejamento de grandes obras públicas é essencial ter bem estudado o terreno que vai ser alterado, e com a ajuda dos drones, isso poderá ser feito com muito mais velocidade e exatidão.
Finalmente, estes sistemas também serão de grande ajuda para a atualização do cadastro de uma determinada área.
A administração pública deve ser encarregada com certa periodicidade de realizar revisões cadastrais, um processo que seria muito longo sem a ajuda dos drones. Entre outras coisas, ajudarão a avisar construções não declaradas sem chamar muita atenção.
Conclusão: O drone como ferramenta indispensável para topografia


Em suma, os drones de hoje tornaram-se uma ferramenta extremamente valiosa para os topógrafos e cada vez mais complementam ou substituem muitas aplicações dos métodos de topografia.
Os drones topográficos mais avançados, como o DJI Phantom 4 RTK, permitiram aos topógrafos obter dados precisos a nível centimétrico com menos pontos de controle.
Com a ajuda de um poderoso software de desenho como o DJI Terra, os ortomosaicos 2D e modelos 3D podem ser realizados com maior precisão absoluta, e os profissionais de medição podem obter os resultados de qualidade necessários para projetos-chave.